03 dezembro, 2008

Njimegen

Outubro 17, 2006
Vamos por partes.
E apesar de näo ter comecado por aqui comecemos por Nijmegen.
Nijmegen, ou Nimwegen como os alemäes gostam de falar - embora eu näo tenha a menor idéia de como se pronuncie na verdade isso - é uma cidadezinha na Holanda, perto da fronteira com a Alemanha bem na margem do Reno, ou Waal, como os holandeses gostam de escrever… eu ia dizer falar, mas eu näo tenho a menor idéia de como se fala holandês… embora os holandeses (pasmem) possam entender o meu alemäo tosco e eu (choquem-se) consiga entender um percentual das coisas que esse povo fala e escreve…
Mas… Nijmegen… näo tem muita coisa pra se ver näo… uma tarde é um tempo bom pra passear pelas centro tentando ler as placas… entrar na igreja estranha - na igreja muito estranha sem altar e com cafezinho e biscoitos dentro… dá tempo também de passear no parque e sentar embaixo da árvore mais bonita do mundo…
Mas o mais legal de Nijmegen é o Reno, ou o Waal… que apesar de ser o mesmo rio que passa aqui por perto - embora tenha outro nome - é completamente diferente!
O Waal faz você se sentir na Holanda. Com gaivotas voando, barcos grandes e areia de praia na beira do rio. Tem conchinhas… conchinhas na areia! E o rio tem umas ondinhas… você escuta bem baixinho um barulho de mar…
Mas é assim… você pode morrer sem ir a Njimegen… mas você deveria ver o Waal…

Nenhum comentário:

Postar um comentário