03 dezembro, 2010

advent, advent, ein lichtlein brennt*

Faz nem uma semana que tá nevando e eu já tô aqui... pedindo arrego. O Inverno passado me traumatizou profundamente e todos os dias eu rogo a Allah pela melhor distribuiçäo do direito de hibernar.

Mas mesmo passando mais de 24h do meu dia reclamando desse frio duzinferno, a verdade é que näo há lugar melhor pra estar nesse finzinho de outono. É enfim Advento, e todas as pequenas tradiçöes dessa época do ano fazem sorrir até os dias mais escuros.

Mercados de Natal
Típicos na Alemanha e na Áustria, abrem oficialmente no primeiro domingo de advento, com a funçäo de te deixar mais gorda, mais pobre e mais bêbada. Vinho quente é imprenssindível pra aguentar umas horinhas do lado de fora, as castanhas carameladas säo a melhor coisa ever e as zilhöes de coisinhas feitas a mäo pra decorar a casa no natal imploram pra serem levadas pra casa. Meu encanto por esses mercados näo acaba nunca!

Mercado de Natal no Palácio Schönbrunn, Viena

Calendário do Advento:
Um doce por dia, é a contagem regressiva até o Natal. Pra mim säo mágicos, fazem o tempo passar mais rápido (o que nessa situaçäo climática é uma bençäo!).

Made in Supermarkt. Os feitos em casa säo mais bonitinhos e dá mais vontade de abrir


Guirlanda do Advento:
Como eu passo o Natal na casa da sogra, e como a tradiçäo alemä diz que árvore de natal só se monta na véspera (no brasil, começo de novembro mamis e eu já tínhamos montado nosso pinheiro made in china), aderi a guirlanda pra deixar minha casa mais natalina.

"Guirlanda" arquitetonica-minimalista-designosa. pra näo dizer feita nas carreiras!


Biscoitos de Natal.
Ninguém tem coragem de sair de casa nesse frio, entäo tinha que se inventar alguma coisa pra passar o tempo em casa: assar biscoitos e comê-los (compulsivamente). Existem zilhöes de receitas diferentes, a maioria delas superpráticas e delicinha. Aos que näo tem medo de bombas calóricas, recomendo.

"Chifrinhos de Baunilha". Receita perfeita da sogra.

*Advento, advento, uma luzinha flameja.

3 comentários:

  1. Essas firulas de final do ano derrentem até os corações mais gelados. Adoro.

    ResponderExcluir
  2. pra eu vir aqui sempre eh um perrengue: clico em dois ou tres ex blogs seus antes de chegar no certo. ! tenho que consertar o LINK do meu blog pra eu vir direto pra ca.

    ResponderExcluir
  3. isso pq a metade do meus ex blogs eu ja apaguei

    ResponderExcluir