05 março, 2012

keinen Meter den Nazis*!


no último sábado neonazistas saíram pelas ruas de Münster numa passeata. apesar da presenca direta deles em qualquer órgäo governamental alemäo ser quase nula, o NPD (Nationaldemokratische Partei - Partido Democrático Nacional: Os Nazis) é legalizado na alemenha. a idéia é: liberdade de expressäo. mesmo das minorias. mesmo dos estúpidos.

daí o direito de sair nas ruas, e expressar sua opiniäo. claro que, se devidamente agendado e - para sua seguranca - autorizado pela polícia.

mas se os Nazis podem fazer passeatas, os Anti-Nazis podem fazer contra-passeata. e foi isso que aconteceu. os poucos mais de 200 rassistinhas "desfilaram" numa área isolada pela polícia (pra seguranca deles) sendo vaiados, xingados, e esculhambados pelos mais de 5000 contra-demonstrantes, que (infelizmente... mas isso é pano pra outra manga) ficaram do lado de fora (e do bem) do "cordäo de isolamento".

e foi bem diferente do que conheco das passeatas no brasil... uma coisa linda de ver: criancas, idosos, jovens, cadeirantes, alemäes, estrangeiros. todo mundo na rua mostrando pra quem quisesse ver que a alemanha é sim, colorida e multiculti. e que cidadania é bom e a gente exerce.

(*nem um metro pros nazistas. foi o lema da campanha para levar as pessoas às ruas e bloquear a passeata dos Nazis.)

3 comentários:

  1. fico triste em saber que existam pessoas tão LOUCAS a ponto de ainda pensarem bem a respeito de um partido tão monstruoso. mas fico imensamente feliz em saber que houve essa contrapartida da população. :)
    ana, por que fotos tão pequenas nos posts do blog!?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. se clicar aumenta... mas péra que eu vou olhar isso

    ResponderExcluir
  3. Ana, aqui aconteceu em Abril do ano passado. Na minha cidade ouve a passeata nazista e a contra passeata anti facista que tambem foi muito maior. O que eu nao entendo e essa tamanha liberdade de expressao que permite as pessoas gritarem palavras de odio pelas ruas.

    beijos

    ResponderExcluir