13 setembro, 2012

uma regra simples

olha, os franceses inventaram essa coisa super formal e etiquetada que vem escrita em convites para as mais diversas solenidades que é assim: RSVP, que é uma abreviatura pra 'Réspondez S'il Vous Plaít', que em tupiniquim significa "responda por favor".

veja bem, sabemos que brasileiro é enrolado, vive dando bolo e adora responder 'talvez'. mas o que até hoje näo me era sabido é que alemäo, apesar de toda a sinceridade, também tem medo de magoar um coração... principalmente o coração de uma noiva.

mas, ó, vou contar um segredo pra vocês: we don't care!

quando a gente escreve num convite "favor responder" é porque a gente quer MESMO que seja feito esse IMENSO favor em responder "sim" ou "não". e se você não for o pai da noiva, ou o melhor amigo do noivo, não precisa ter medo que a gente vai ficar magoadinho: we don't care!

porque, minha gente, uma lista de convidados prum evento grande - como uma festa de casamento - não é simplesmente uma lista de pessoas queridas com as quais você ficaria imensamente feliz em festejar/comemorar, é também uma lista de quantas porções serão servidas, quantos pedaços de bolo serão cortados, quantas garrafas de vinho e barris de cerveja serão bebidos, quantas cadeiras, quantas toalhas de mesa, quantos pequenos objetos de decoração, etc, etc, etc... é uma equação de tempo e dinheiro onde a cada "sim" ou "não" se desfazem os "x" e "y" e chega-se mais perto do sinal de igualdade.

portanto, amiguinho, faça um favor a humanidade. quando te perguntarem se você vai, e te implorarem pra responder, gaste um minuto do seu dia e escreva "sim" ou não". e se quiser ser fofinho, pode até esclarecer com uma desculpa esfarrapada, ou uma mentira qualquer, mas não esqueça: we don't care!

3 comentários:

  1. Toca aqui colega, sinceramente se nao for meu pai ou o melhor amigo amado, eu caguei pra isso!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. verdade colega, só sabe quem já passou. se posso te dar um conselho, se ainda dá tempo, eu te digo que não faz a menor importância gastar dinheiro convidando pessoas por obrigação. eles não dão a mínima, assim como não damos tbm. o que importa é ter certeza de que existirão pessoas que realmente estão felizes com a felicidade de vocês!

    ResponderExcluir
  3. @s.w. se eles näo sem importam com a gente, porque a gente tem que se importar?

    @heli, a lista já foi ultra, mega, condensada... mas ainda assim é muito mais do que meu sonho de casamento intimista com 50 pessoas... enfim...

    ResponderExcluir