06 março, 2013

antropologia de aeroporto


voltar ao brasil é sempre uma grande aventura! só as primeiras horas de um aeroporto a outro já däo uma grande idéia do que há por vir nesse país tropical - o que mostra que meu processo de integraçäo nas terras sem coxinha näo é lá dos piores. essa experiencia antropológica maravilhosa já rendeu as primeiras observaçöes:

_ um brasileiro pode ser reconhecido pelo gosto de ficar numa fila. com o número do seu assento reservado, pra que esperar confortavelmente sentado se você pode fazer isso numa fila? a fila te dá a possibilidade de puxar conversa com a colega do lado, de se queixar do tempo, e é claro, de reclamar que a fila näo anda. enfim... porque näo, né?

_ outra tática infalível de reconhecimento de tupiniquins säo as palmas. que outro povo do mundo pode ser täo lindo a ponto de gastar aplausos e assobios com o simples fato de um aviäo aterrisar? até quando, shiva?

_ daí que até ano passado você desembarcava no aeroporto de hellcity e pra entrar no clima do volume da cidade tinha um funcionário super motivado aos berros "BRASILEEEEIROS, aqui", "ESTRANGEEEEEIROS, ali" indicando o caminho da fila (de novo ela) da imigraçäo. esse ano ninguém berrou comigo, veja que lindo! colocaram placas, que maravilha! em português... p.o.r.t.u.g.u.ê.s apenas. bonito pra um aeroporto internacional, né? "só quero ver na copa".

_ e também tem aquele negócio que todo mundo sabe. brasileiro é um povo alegre, aberto, simpático e taws. m.i.t.o.l.o.g.i.a pura. você acaba de desembarcar na cidade näo recebe um "boa tarde" de seu-ninguém, e "boa estadia" que é bom, neguinho näo te dá. aí vocês dizem que os alemäes é que säo frios. hunf!

saldo da primeira hora em terras tupiniquins: reembarco quando?

3 comentários:

  1. Pê-quê-pê!!! Que bom q não sou a única a me sentir assim! Nunca havia comentado pq sempre tem gente besta que gosta de dizer que vc fala isso ou aquilo só pq n mora mais no Brasil, mas Ana... esse negócio da fila me deixa MUITO brava! Meu marido dá altas risadas pq eu esculacho o povo no aeroporto (é claro que em inglês, falando baixinho, com ele!) huahauaa

    Eu amo o Brasil, mas tem cada uma...
    E ng furou a tua fila n?

    Beijo e boa estadiaaa!

    Rebeca
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e näo é q teve uma furona! tinha uma fila preferencial pra gente com crianca pequena. quando as criancas tinham sido quase todas atendidas, a bonita passou na frente de todo mundo, foi pra preferencial e foi atendida rapidinho. e ninguém disse n.a.d.a (eu tava longe demais pra abrir a boca).

      Excluir
  2. hahahahahha, essa do aplauso eh foda! rsrsrs

    booooa estadia brasileira, coma coxinha por mim pq olha.....TO DESESPERADA POR UMA! HAHAHAHHA



    grande beijooo!

    ResponderExcluir