21 março, 2013

recife de dentro pra fora

já cheguei querendo ir embora. passei os últimos dias contando os dias pra voltar.

recife continua a mesma. o mesmo cheiro de mijo, o mesmo trânsito, os mesmos buracos, os mesmos muros. recife continua feia.

e recife continua a mesma. os mesmos casarios caindo aos pedaços, o mesma fedentina do capibaribe que corta a cidade, a mesma insegurança ao atravessar as tantas pontes. recife continua a näo saber ser bela.

depois de flanar pela cidade, subi a torre de malakoff, e entrei sozinha numa sala escura pra assistir a um curta em exposiçäo: recife de dentro pra fora. um filme que mostra essa recife feia, que teima em näo saber ser bela.



e eu chorei. baixinho naquela sala escura. chorei por essa cidade que poderia ter sido, e näo foi - como no verso de manoel bandeira. chorei um choro de quem tem o coraçäo partido.

saí da torre, pus os óculos escuros, pedi uma água de coco, comprei uma pinha e me despedi. recife, eu sempre te quis, mas nunca fui correspondida.

6 comentários:

  1. Ana, sabe que eu olho e só consigo botar a culpa no povo? O que se passa? Mas parecem que pararam no tempo, é comer jogar no chão, mijar na esquina, cuspir, passar a perna. Tem coisa bem bacanas, mas nos a cada ano que eu venho, eu acho que fico com as espectativas altas demais, se eu imaginasse que nada muda assim do dia pro outro, talvez eu tivesse achado tudo lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou muito cética pra acreditar em mudanças... ainda mais num curto espaço de tempo. é triste que as pessoas näo se vejam responsáveis e só saibam culpar o vizinho, o capitalismo, ou o prefeito.

      Excluir
  2. Ow Ana, minha amiga nordestina, eu te entendo DEMAIS!
    Como eu sofro por sentir o mesmo por Fortaleza! Como eu sofro por dar uma volta pelo Dragão do Mar e sentir o cheiro de urina, a Beira Mar cheia a lixo e por aí vai.
    Como me faz mal saber o q Fortaleza poderia ser...

    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah quando eu penso naquele marzäo lindo que só ele... é uma pena que seja cenário pra tantas coisas erradas.

      Excluir
  3. Amo Recife, amo PE.

    Recife é insegura, sim, tem lá seu transito péssimo, suas palafitas, seus buracos e seus esgotos a céu aberto.

    Mas amo cada pedacinho desse chão esburacado e não me imagino vivendo em qualquer outro lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho uma relaçäo de amor e ódio com essa cidade... e por isso acabei preferindo um amor assim: de longe.

      Excluir