16 agosto, 2013

receita pra felicidade... ou de coxinha que é basicamente a mesma coisa.


uma das coisas que mais fazem falta na minha vida desde que deixei o brasil é a generosidade da nossa gente que, a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer esquina desse país continental, tem sempre coxinha pra vender.

no hay coxinha na alemanha. quer dizer, näo tem coxinha em toda esquina, mas aqui em casa tem!

e se as benditas däo um trabalho danado pra enrolar, a receita fácim-fácim e a felicidade a cada mordida super compensam.


eu começo com o recheio: dissolvo 2 pacotinhos de bouillon de frango (ou tablete de caldo de frango) em 1l de água quente, onde cozinho 1 peito de frango por uns 15-20 minutos. reservo o caldo e desfio o frango. refogo 2 cebolas médias picadas e 2 dentes de alho amassados em 2 colheres de sopa de óleo, junto o frango e tempero com coentro, salsinha, paprica doce, cominho, sal e pimenta.

pra massa eu douro 1 dente de alho amassado em 1/2 xícara de chá de óleo, acrescento 1l do caldo de frango reservado, deixo ferver e acrescento aos poucos 500gr de trigo. cozinho mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela.


(pausa pra colocar uma musiquinha, abrir um vinho, e buscar reforços)

deixo esfriar, moldo as coxinhas e empano em três passos: primeiro passo na farinha de trigo temperada com sal, depois coloco as bolinhas no leite (líquido, gente!), e por fim enrolo na farinha de rosca.


a receita dá pra mais ou menos 50 coxinhas pequenas que podem ser fritas pra gordices imediatas, ou congeladas pra gordices em doses homeopáticas!

3 comentários:

  1. Coxinha pra vender na esquina é realmente algo que faz falta! Valeu por compartilhar a receita! Pastel eu sei fazer, mas coxinha nunca me atrevi a fazer.
    Vou tentar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz sim, ana... e depois diz como ficou =)

      Excluir
  2. vou tentar fazer aqui... ja tentei uma vez uns meses atras e a massa ficou mto pesada... vamos ver se tenho força pra mexer isso de nv, hahah.

    ResponderExcluir