21 outubro, 2013

Apple Pie

outono é época de maçäs! e eu como feliz recém-inquilina de duas macieiras carregadíssimas, já näo sei o que fazer com tanta fruta. o resultado da primeira colheita foi a.p.e.n.a.s a melhor Apple Pie do universo... (o alemäo jura):

foto cagada de celular com pouca luz. =/ mas eu juro que ficou lindo
peneirei 300gr de farinha, acrescentei 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal e 175gr de manteiga (meio) derretida. misturei BEM com as mäos e aos poucos fui acrescentando 6 colheres de sopa de água gelada. sovei bastante a massa e quando ela fiou lisinha coloquei pra descansar na geladeira.

enquanto isso descasquei (näo sozinha, porque né?) 1 quilo e meio de maçäs, cortei-as em fatias fininhas e misturei com suco de 1 limäo (o siciliano que é mais suave), 25gr de açúcar demerara*, 65gr de açúcar cristal*, 2 colheres de sopa de farinha, raspas de meio limäo (siciliano), 1 pitada de nós moscada e canela a gosto.

tirei a massa da geladeira, dividi em duas partes. com a primeira, forrei o fundo e a metade das laterais de uma forma  redonda (com cerca de 26cm de diâmetro). depois recheei com as maçäs (parece ser recheio demais, mas é só dá uma apertadinha e deixar um montinho no meio). com a outra metade da massa fiz tirinhas e cobri decorei como uma grelha. pincelei com um pouquinho de leite pra dar uma douradinha.

assei no trilho mais baixo do forno, a 200°C por 10 minutos. e depois a 180°C por mais 60-75 minutos.

bom mesmo é comer morninho. melhor ainda é jogar um sorvete de baunilha por cima!


* a receita original usa o dobro de açúcar. pra mim é doce demais (os alemäes estragaram meu paladar), por isso usei só a metade.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. se joga, amiga. o trabalho é só descascar as maçäs...

      Excluir
  2. Hahaha sofremos do mesmo "mal", a Suécia estragou meu paladar (ou o deixou mais refinado, não sei) e agora sou muito mais sensível ao açúcar. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entäo já vi que herdamos o gosto por doces dos potugueses :)

      Excluir
  3. Estou com fome lendo esse post...agora quero fazer a tal melhor Apple Pie do universo também!!!!

    ResponderExcluir
  4. sabe que eu fiz apple pie semana retrasada tbm? mas fiz com uma receita que deixava tipo um bolinho, fofinho, fofinho e com o líquido das maçãs... yummy!

    ResponderExcluir