17 outubro, 2013

vou-me embora para pasárgada!

meine damen und herren, é um pequeno passo para os teutöes, mas um enorme passo para o processo de integraçäo de uma tupiniquim em terras batatolesas: acabo de me tornar a feliz inquilina de uma horta urbana.

aí vocês pensam "grandes bostas" tem hippie cultivando um tantinho de terra em tudo quanto é canto do mundo. daí eu rebato: peraê que näo é bem assim!

os alemäes säo os campeäes europeus em número de associados aos "pequenos jardins" (como eles chamam por aqui). - sim associados, porque aqui é alemanha e você näo achou mesmo que era só chegar e ir plantando a sua batata em qualquer lugar, né? - essas associaçöes gerenciam uma parcela urbana de terra (geralmente pertencente ao estado), dividida em parcelas menores que säo entregues cada uma a um "inquilino".  e virar inquilino, com uma procura täo grande por pequenos jardins, é meio como entrar pra um clubinho... tem que se candidatar, mandar currículo, passar por entrevista... enfim.

entrei pro clubinho e agora "tenho" quase 400m² de terra e um monte de idéias pra brincar de farmvillizar a vida real. amoras, ruibarbos, framboesas, tomilhos, maçäs, pêras, rosas, groselha e lavanda já crescem lá em pasárgada... assim com um milhäo de ervas daninhas. muito mato pra capinar, muito arbusto pra derrubar, uma casinha pra reformar... e é só o começo!

pasárgada "antes"... aguardem a versäo "depois" no veräo de 2014

10 comentários:

  1. Respostas
    1. é lndinho mesmo, chucka... mas mal posso esperar pelo resultado um ano (e dois e tres, e...) depois

      Excluir
  2. Aqui na Suécia há o mesmo sistema, é muito popular. Boas "colheitas" e não esqueça de nos mostrar os resultados pra nós :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabei de colher os primeiros resultados... torta de maçä! =)

      Excluir
  3. ADOREI!

    Quero fotos e mais fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem MUITA coisa pra fazer, jeh. mas assim que tiver mais resultados coloco aqui

      Excluir
  4. Respostas
    1. é uma sensaçäo täo massa colher as proóprias frutas. recomendo =)

      Excluir
  5. A primeira vez q passei por esses conglomerados de jardim, pensei que fossem favelinhas e fiquei com dó das pessoas que moram em uma casinha tão pequena (santa ignorância). Quem sabe um dia não alugamos um pra gente :)

    ResponderExcluir