13 maio, 2014

arejar e o drama nosso de cada dia


eu sou de recife. e näo sei bem se vocês estão familiarizados com o clima de recife, mas é assim: um calor da bexiga-lixa e uma humidade da moléstia! a única chance de sobreviver e näo ser corroído pelo mofo é abrindo as janelas pra arejar.

eu moro em münster, na alemanha. e näo sei bem de vocês estão familiarizados com o clima de münster, mas é assim: são mais de 50° de latitude, o que significa que sem sol (que diga-se de passagem, é tipo luz de geladeira), em qualquer estacão do ano, você vai passar frio, amiguinho. aí você pensa que a única chance de sobreviver é fechando a janela e ligando o aquecedor, certo? 

eu acho muito certo, mas os alemäes näo. arejar é o verbo mais praticado na alemanha. e pode fazer sol, nevar ou chover granizo que os teutöes täo lá de janela aberta. 

e hoje eu vim aqui apenas pra exemplificar melhor essa prática, e contar pra vocês de maneira sucinta sobre o meu dia-a-dia: eu trabalho num escritório com janelas enormes e duas alemäs. tcha-ran… fim da estória. 

6 comentários:

  1. nem me fala que eu tb morria na Uni quando tava -5C lá fora e o pessoal resolvia lüften por hoooras...
    vem aqui pra Frankfurt, sério, aqui o clima é geralmente muito melhor que em outras cidades e o sol por aqui existe (tá, confesso, desde sábado tá uma me***!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou mesmoc doida pra ir me embora de münster (näo demora mais muito näo) e ter sol é O argumento na escolha da próxima morada. e sendo assim há chances de me encontrar na vizinhança... aguardemos.

      Excluir
  2. Oh tadinha, eu que sou gaucha sofro com este inverno de 9/10 meses daqui - imagino vc de Recife!!!!
    Mas que bom que o frio nao lhe fez perder o humor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eve, a gente aqui tem mesmo que rir pra näo chorar, né?!

      Excluir
  3. Ahahahaha! Eu entendo seu frio, mas ó, arejar faz realmente bem. Aqui em Montreal faz frio 8 meses por ano, já pensou passar 8 meses com as janelas fechadas? Se só abríssemos as janelas quando faz calor, todos morreriam com os fungos-morsa que se desenvolveriam dentro das casas... Eu sou a louca do arejamento, mesmo em janeiro e dou um jeitinho de deixar as janelas de casa aberta alguns minutos por dia! ;)

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou arquitecta... tenho que arejar mesmo, por amor a profissäo. =/ mas ó, como diz a minha mäe, tudo na vida tem limite. mas os teutöes näo tem mäe como a minha... e näo sabem disso (e eu aprendi isso na aula de "física da construçäo" - sorry, näo sei traduzir)

      Excluir