14 julho, 2014

é tetra! é tetra! é tetraaaaaa!


minha mais remota lembrança de uma copa do mundo é a final de 1994: eu me escondendo com as outras mulheres na cozinha, enquanto roberto baggio errava o penalti e galväo gritava "é tetra!".

na adolescência as lembranças säo bem escassas: o estrelismo e arrogância da seleçäo brasileira somado ao aspecto quase que religioso do futebol em terras tupiniquins diminuiu drasticamente minha paciência pro assunto, e com ela o gosto pela coisa. resultado: um jogo aqui e outro ali, no máximo do sofá da sala.

minha mais recente lembrança de uma copa do mundo é de 2010: é veräo na alemanha, há vuvuzelas na rua, em todo canto os sorrisos säo descontraídos, neuer, lahm, schweini, müller, poldi, klose... a alemanha vence a argentina por 4x0 nas quartas, e o time alemäo ganha meu coraçäo!

primeira copa assistida com devido outfit... mas qual?!
em 2014, quatro anos depois, a copa das copas foi esperada com certa anciedade: bandeiras na varanda, apostas no boläo do escritório, feijoada pro jogo de abertura, e um coraçäo dividido. foi difícil assistir à semi-final, mas a tristeza de um resultado täo devastador pra seleçäo da pátria-mäe näo foi maior do que a alegria de ver os adorados meninos da vaterland* na final!

... e vinte anos depois, sem galväo mas com o coraçäo na mäo, foi emocionante gritar: é tetra, e tetra, é tetraaaaa!


* vater = pai, land = terra. é assim que os alemäes se referem a sua pátria.

4 comentários:

  1. Para mim, a copa perdeu o interesse quando Portugal saiu (sniff, sniff) mas gostei de ver a alegria dos alemães na tv. Talvez mostrem ao resto do mundo, inclusive Brasil e Portugal, que é possível ser-se bom no futebol e também em coisas como educação, hospitais etc. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. joana, os resultados foram mesmo bem inesperados! apostei no boläo que portugal seria o primeiro do grupo... saiu na primeira fase o.O

      o brasil perdeu bem feio. e eu espero que isso ajude a fazer com que, em ano de eleiçäo, se pense mais em algo que näo seja futebol (talvez em educação, hospitais etc.)

      Excluir
  2. Aiiiii essa copa foi só emocao do comeco ao fim, comecando pelos países estrelas do futebol saindo rápido, passando pela seguranca dos alemaes durante os jogos. Claro que fiquei triste pelo Brasil, mas a impressao que eu tive é que faltou tática, faltou trabalho psicológico e a selecao parece que nao acorda: eles vivem as glórias da história do futebol brasileiro e esquecem do hoje, parece que acham que vai dar tudo certo, o famoso jeitinho que me dá nos nervos, olha....
    Alemanha mereceu do comeco ao fim, jogam limpo, jogam em time, nenhum é mais estrela que o outro. Foi lindooooo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem essa coisa do jeitinho mesmo, karla.
      mas espero que a tristeza do resultado sirva pra mostrar que jeitinho näo leva muito longe. e que se aprenda alguma coisa com esse time alemäo que taí tentando e tentando e tentando desde 2002...
      Foi lindo mesmo!

      Excluir