18 novembro, 2014

Bolo de Outono

a maioria das árvores já perdeu a copa dourada e o que resta parece cenário de filme de terror. é cinza e frio lá fora. chove na maioria do tempo.

mas daqui da cozinha o fogäo é quentinho e o ar tem cheiro de especiarias... tem lugar melhor pra olhar o outono passar?

e assim o forno vira passatempo, e testar receitas novas com ingredientes sazonais vira necessidade. foi daí que saiu da minha cozinha um bolo com gosto de outono: abóbora, damasco, café, nozes, canela, gengibre, cravo, baunilha e noz moscada...


e se você quer que saia um desses do seu forno também, eu fiz assim:

mergulhei 100gr de tâmaras secas e sem caroços em uma xícara de café forte e deixei por lá por pelo menos meia hora. numa panela derreti 170gr de manteiga sem sal e deixei no fogo até começar a pegar cor (mas sem queimar, ó).

cozinhei 275gr de abóbora (usei a moranga já que dá pra usar com casca e tudo!), e com ajuda da varinha mágica fiz um purê. acrescentei 290gr de açúcar, 2 ovos, 2 colheres de chá de gengibre ralado, e a manteiga derretida. misturei bem e adicionei 195gr de farinha da trigo, uma colher de chá de sal, a polpa de meia vagem de baunilha, 2 colheres de chá de canela em pó, 1/2 colher de chá de cravo em pó e uma pitada de noz moscada.

por fim juntei os damascos, 4 colheres de sopa de aveläs e nozes (duas de cada) picadas e torradas, e uma mäo cheia de bombons de caramelo picadinhos. coloquei numa forma untada e assei a 165°C por cerca de uma hora.

tirei do forno e cobri com uma mistura de 180gr de açúcar de confeiteiro e 40ml de cerveja forte (starkbier na alemanha). decorei com tâmaras e nozes.


pra aquecer um coraçäo frio e deixar a cozinha com cheiro de outono näo tem coisa melhor!

p.s.: a receita eu adaptei daqui

4 comentários:

  1. Respostas
    1. a mistura de especiarias dá um gosto inigualável pra esse bolo!

      Excluir
  2. Eu lendo a receita: "Pegue esse ingrediente gostoso, misture com esses outros ingredientes deliciosos e com uma pitada de tudo que há de bom no mundo!" :o

    Sua cozinha deve ter ficado com um cheiro muito bom mesmo. Eu preciso urgentemente me comprar uma balança culinária para poder fazer receitas gostosas assim!

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem vivo mais sem minha balança, lídia (e olhe que a minha é uma de ponteiro super chinfrinzinha, mas quebra um galho enorme!)

      Excluir