14 janeiro, 2015

mohnkekse: biscoitos de sementes de papoula



eu vinha aqui reclamar da vida. dos dias cinzas, da chuva que näo pára, das noites täo longas, do frio que corta a alma... mas aí decidi correr pra cozinha e ligar o forno, deixar a vida mais doce e ar mais gostoso!

dessa vez, resolvi assar biscoitinhos de sementes de papoula... porque quando a vida é quase impossível lá fora, assar biscoitos é uma tradiçäo nessa parte do mundo. alemäes säo täo loucos pela atividade (e por comer os biscoitos, claro) que a especiaria tá no top 5 dos presentinhos de natal mais trocados por aqui... e eu acho uma delícia!

e já que - dizem por aí - alegria partilhada é alegria em dobro, divido a receita com vocês:


na batedeira, com o gancho para massas, primeiro bati 100gr de manteiga sem sal, 75gr de açúcar, 1 ovo, e 1 pitada de sal. depois juntei 50gr de sementes de papoula e 130gr de farinha de trigo, enrolei com plástico filme e deixei na geladeira.

uma hora depois, preaqueci o forno a 170°C, tirei a massa da geladeira e desenrolei numa superfície polvilhada com bastante farinha, até ficar com uns 4-5mm de espessura. numa tigela misturei 90gr de geléia de laranja com 3 colheres de sopa de contreau.

usei uma forminha pra fazer os biscoitos (na falta dela, dá pra usar um copo, ou cortar quadradinhos com uma faca), coloquei metade deles numa forma forrada com papel manteiga, e na outra metade vazei um círculo no meio (usei uma tampinha de batom). pincelei os biscoitos com a mistura de geléia, deixando no meio um montinho, e "colei" os biscoitos vazados em cima. a receita rendeu 25 biscoitos.

assei por 12 minutos e polvilhei açúcar de confeiteiro nos biscoitos ainda quentes.



... e aproveitei o frio pra devorar boa parte dos biscoitos (ainda morninhos) com uma caneca de chocolate quente!

12 comentários:

  1. quero ser tua vizinha de novo. :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda dá tempo de pegar o chá das cinco, ó! ... traz a dora.

      Excluir
  2. Respostas
    1. pra quem gosta de sementes de papoula (que nem eu), ó ;)

      Excluir
  3. Que delícia! Essa última foto tá um sonho!

    Eu não conhecia semente de papoula até chegar aqui, quando me viciei em bagels e descobri que essa é um dos sabores mais populares. Fiquei curiosa agora com os biscoitinhos...

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu a-do-ro. por aqui eles também colocam em tudo.. até no päozinho!

      Excluir
  4. Que delícia, fiquei com água na boca!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcela, pra você que é "prendada" na cozinha é fácim, ó ;)

      Excluir
  5. super vou imitaaaaaar! pq essa minha mania de fazer sushi quase toda semana mata a fome de um jeito gostoso, mas não aquece a alma como a combi de chocolate quente e biscoito da sua última foto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim... um calorzinho contra essas temperaturas negativas!

      Excluir
  6. se eu for inventar de fazer algo assim desanda, tipo meus bolos que sempre ficam solados. ainda bem que eu gosto de comer bolo solado. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o bom do biscoito é que näo tem onde errar! o pior que pode acontecer é queimá-los ;)

      Excluir