23 janeiro, 2015

Whiskey Chocolate Cupcakes



eu näo sei se há muito a dizer pra introduzir essa receita. se a combinaçäo de whiskey e chocolate näo säo suficientes pra um suspiro profundo, se uma massa leve e molhadinha näo rende água na boca, e se a adjetivaçäo "bom pá carai" näo te encoraja a correr pra cozinha, eu realmente näo sei mais o que dizer.

e näo digo mais nada mesmo. deixo apenas a receita aqui... vai que alguém se anima, né?

numa tigela misturei um ovo, 60ml de café bem forte, 60ml de whiskey, 120ml de buttermilk (pra quem tá no brasil, dá pra substituir assim) e 60gr de manteiga sem sal. aos poucos acrescentei 120gr de farinha de trigo, 65gr de chocolate em pó, 200gr de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1/2 colher de chá de fermento e 1/2 colher de chá de sal. Bati bem. forrei com forminhas de papel uma forma para 12 muffins e distribuí a massa. assei por 20 minutos a 180°C.

nesse meio tempo, fiz uma espécie de xarope pra deixar os cupcakes mais molhadinhos. levei ao fogo 60gr de açúcar, 60 ml de whiskey e 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal mexendo bem até o açúcar derreter e a mistura ficar bem homegênea.

näo tive paciência de esperar prs desenformar. resultado: "quebrei" os lindinhos.

e já que cupcake näo é cupcake sem cobertura, fiz um buttercream. bati bem 60gr de manteiga sem sal até virar um creme claro e leve. aos poucos acrescentei 2 colheres de sopa de whiskey, 150gr de açúcar de confeiteiro e 25gr de chocolate amargo derretido.

tirei os cupcakes do forno e desenformei depois de 10 minutos sob uma grelha (pra esfriar por baixo também). molhei com o xarope frio e decorei com o buttercream.

bom apetite!

8 comentários:

  1. Parece ótimo, deu vontade de experimentar sim!!!!!

    Adorei a nova cara do blog! Tenho estado insatisfeita com a cara do meu por um tempo, mas falta inspiração e paciência para elaborar algo novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho tido bastante tempo pro ócio, meiri :/
      daítenho que arrumar ocupação

      Excluir
  2. nem li nada. só salivei. 2

    deixa eu chegar na minha casa e o inverno estar a pino pra ver se eu não viro uma super cozinheira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. friozinho paulista pra esquentar a barriga :}

      Excluir
  3. Sou viciada em cupcakes, comer e fazer ihhi que bom aspecto!! :) *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi a primeira vez que fiz um cupcake. por algum motivo achei que era complicado demais... resultado: perdi anos da minha vida!

      p.s.: aproveita a friaca alemä ;)

      Excluir