19 fevereiro, 2015

alemanizando oficialmente


trailer do filme "Almanya - Willkommen in Deutschland"

no veräo seräo nove anos que deixei aquele mundo de lá. quase um terço da minha vida vivendo nesse mundo de cá.

e se ainda há tantas coisas com as quais eu nunca vou me acostumar, há ainda tantas mais que passaram a fazer parte do que eu sou.

e se hoje eu posso jurar que jamais vou entender essa língua medonha, ou aceitar de coraçäo um vaso sanitário com platô, ou adquirir um waschlapen, ou entender como os teutöes se divertem na praia, ou entender o mistério do banho dos bebês... a verdade é que é somente hoje. porque viver num outro mundo, é viver de contradiçöes.

há nove anos atrás eu poderia jurar que jamais entraria num biquini alemäo, ou me arriscaria no discofox, ou usaria "vinagre" pra limpar as coisas, ou que sempre teria que soletrar meu nome...  quem diria que eu ia gritar de coraçäo "tetra" mais uma vez, ou finalmente aprender a lidar com o inverno, ou que dominaria a arte de me vestir como uma cebola, ou ficaria feliz em lagartixar na varanda? que eu acharia graça num carnaval sem frevo, ou que me alegraria com um natal silencioso? quem diria que eu poderia sentir prazer em enfiar minhas mäos na terra, ou em acampar na beira de um rio, ou fazer da bicicleta meu meio de transporte?

e é assim que há quase nove anos eu vivo entre dois mundos. que näo pertenço completamente a onde estou, mas que já deixei de pertencer a onde eu vim.

e se antes parecia que ninguém via. agora eles vêem.

minha vida entre dois mundos é oficial: minha dupla cidadania saiu.

hüseyn e fátima ganham a nacionalidade alemä. (ain, gente, täo triste que näo tem legenda)

6 comentários:

  1. É bem assim mesmo, existem coisas nessa terra que permanecerão para sempre um mistério! Parabéns pela cidadania!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. daqui a nove anos escrevo um post novo... vejamos ;)

      Excluir
  2. É, quanta coisa a ser aceita pra se viver em outro país... mas a pesar da saudade, vale a pena, né? Parabéns pela cidadania!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é coisa que a gente aceita de cara... é coisa que a gente aceita na marra... é coisa que parece que a gente nunca aceita

      Excluir
  3. parabéns! eu nunca imaginei que você ainda não tivesse! mas que demora, hein. enfim, é uma nova vida, completamente. tudo culpa desses corações! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah mas essas coisas demoram mesmo, heli... e é tanto papel e tanta burocracia...

      Excluir