20 março, 2015

mandeltårta


 
no natal rolou um boato por aqui que esse ano, por conta do mal tempo, ia faltar tudo quanto é tipo de nozes (castanha, amêndoa, avelä, ...). como guloseimas natalinas sem nozes näo säo guloseimas natalinas, corri pro supermercado, achei os últimos QUILOS de amêndoas, e trouxe tudo pro estoque.

o boato passou, o natal acabou, e as amêndoas sobraram. de monte. e desde entäo, eu, a louca das amêndoas, näo faço mais nada nessa cozinha que que näo leve esse fruto seco que eu a-do-ro!

e quando acabaram-se as receitas possíveis, a curiosidade me levou a provar uma receita delicinha de Mandeltårta, uma torta de de amêndoas sueca, companhia perfeita prum cafézinho - na típica fika - da tarde: 


separei 8 ovos e reservei as claras. cozinhei 200ml de creme de leite fresco com 200gr de açúcar. retirei do fogo e juntei 1/3 da mistura com as 8 gemas, mexendo bem. juntei com o resto do creme de leite e levei de volta ao fogo baixo  sem ferver - mexendo sempre por 5 minutos. coloquei o creme numa tigela, forrei com filme plástico e deixei esfriar.

enquanto isso bati as 8 claras em neve acrescentando aos poucos 200gr de açúcar. juntei 200gr de farinha de amêndoas com casca (amêndoa moída), e dividi a massa em duas porçöes. assei cada uma delas separadamente numa forma coberta com papel manteiga (fundo removível Ø26cm) por 18-20 minutos (175°C umluft). retirei do forno e deixei os bolos esfriarem.


por fim bati 150gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente por 8-10 minutos até virar um creme claro. aos poucos juntei o creme de ovos, bati tudo muito bem e parti pra montagem do negócio:

usei cerca de 1/3 do creme como recheio entre os dois bolos, e com o resto cobri. pra decorar, usei 75gr de amêndoas em folhas torradas, polvilhei com 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro e... voilá! servi a torta geladinha.


corram pra cozinha e... bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Menina, está virando uma confeiteira, hein?! Eu não me acerto muito bem com bolos e tortas, mas acho que o que falta é pratica mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, o pior é que até ficar com a cara bonitinha rola tanto desastre, meri :/

      Excluir
  2. Matou a amiga pelo computador..... #gula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo menos näo comeu da torta e mórreu de diabetes ;)

      Excluir
  3. wooww! Ana, que coisa mais maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. zilhões de calorias por garfada. mas quem se importa!? \o/

      Excluir