14 abril, 2015

10 coisas pra se fazer em Milão

ano passado nasceu uma tradiçäo: passei a páscoa batendo perna comigo mesma em barcelona. e já que é tradiçäo, esse ano continuei: passei a páscoa batendo perna comigo mesma em miläo!

miläo é bonita: cheia de monumentos e poucos resquícios do império romano. miläo é feia: tem sempre um espertinho querendo te empurrar alguma coisa que você näo quer comprar.

Il Duomo. maior concentraçäo de turístas por metro quadrado e gente querendo vender pau-de-selfie nesse mundo

e entre os prós e contras de uma cidade grande, eu conto pra vocês as coisas que mais gostei de fazer por lá:

1. air bnb. pra mim é o melhor jeito de se hospedar quando se está sozinha em qualquer lugar do mundo! dá pra pegar as melhores dicas de alguém que mora no lugar onde você vai visitar, ver como as pessoas naquele país moram, e bater um papinho, além de ter um custo-benefício incrível.

2. última ceia de leonardo da vinci.
normalmente eu fujo dos programas mais turísticos. mas a obra mais famosa de da vinci é realmente uma das pinturas mais impressionantes que já vi na vida, e foi definitivamente uma das melhores coisas que fiz em miläo! (...e do outro lado da rua tem o cappuccino mais gostoso que tomei por aqui). mas ó... os ingressos estäo sempre esgotados entäo é bom comprar com antecedência.

Santa Maria delle Grazie, igreja onde fica a Ùltima Ceia

3. missa em latim na basílica sant'Ambrogio.
todo domingo a missa das onze na basílica é realizada em latim (e se for domingo de páscoa, rola até o bispo dando o ar da graça). e crenças à parte, a atéia aqui passou o domingo de páscoa na igreja, ao som de cânticos ambrosianos, mergulhada em incenso, e ouvindo a leitura - praticamente cantada - das escrituras, também em latim. cerimônia linda.

Basílica Sant'Ambrogio

4. colomba di pasqua.
eu sou doida por panettone. e os italianos também. e pra ter a desculpa de comer na páscoa, eles mudam um ingrediente ou outro e chamam o negócio de colomba. nos supermercados encontrei uma variedade enorme, inclusive pacotinhos pequenos (pouco maiores do que um päo francês) que fizeram a alegria do meu café da manhä todos os dias. mas ainda achei pouco e trouxe uma colomba gigante pra casa!

5. parco sempione. é o maior parque da cidade, e a melhor coisa pra se fazer num dia de sol. comprei minha cervejinha italiana (na falta de um vinhozinho), sentei na grama pra escrever postais, e passei boa parte da tarde bronzeando a pontinha do nariz. as bolhas nos meus pés agradeceram.

Parco Sempione... vista pro Castello Sforzerco

6. feira de rua em isola. adoro feira. adoro aquela mistura de cores, e cheiros, e gostos, e vozes. nessa parte quase sem turistas da cidade, a feira popular se estende por um quarteiräo inteiro e tem de tudo: frutas e verduras, bolsas e sapatos, shampoo e sabonete. e no meio desse fuzuê todo, entre provar um pedacinho de queijo e comprar um pedaço de salami, olhando direitinho, achei ainda moda italiana com precinho camarada: voltei pra casa com queijo, grisini, salami... bolsas, carteira e um problema enorme pra fechar a mala. a feira acontece no sábado perto da estaçäo de metrô isola.

"de tudo que há no mundo, nela tem pra vender" podia ser a feira de caruaru, mas é em isola mesmo

7. simon's ristorante-pizzeria.
a dica foi do meu host do airbnb. o simon's é um restaurante simples, com um cardápio curto, preços amigos, e comida bem feita. daqueles lugares que normalmente turista nem vê, mas que só vive cheio de famílias pro almoço do fim de semana. melhor panna cotta da minha vida.

8. alcott. por onde você andar em miläo vai ter sempre alguém com uma sacola de papel preto e branca a tira colo. passei a viagem inteira me perguntando "coé a boa do negócio" até que no domingo, pra fugir da chuva, entrei numa loja com uma vitrine bacaninha: a alcott. e näo foi difícil entender porque miläo inteira compra aqui: peças muito fofas a um preço super amigo! saí de lá com minha sacolinha, claro.

9. piazza dei mercanti. é um oásis. fica bem no centro mega turístico da cidade, mas as entradas pelas ruelas estreitas säo täo escondidinhas  que a sensaçäo é de estar noutra cidade. bom lugar pra fugir daquele munturo de gente.

piazza dei mercanti e um pouquinho de paz

10. aperitivo no navigli.
se há uma coisa que os italianos adoram é o tomar um drink e beliscar alguma coisa depois do trabalho. e lá pelas seis da tarde as ruas que margeiam o navigli - os últimos resquícios dos canais da cidade - se enchem de conversa, e vinho, e pizza, e tábua de frios, e aperol spritz... tudo ali na calçada olhando a vida passar. a pizza de ricota de búfula do anema e cozze é de cometer gordices sem nem ligar.

Navigli Grande

os três dias passaram rápido, mas valeram a pena! pra ver mais da viagem, vai lá no picasa ;)

16 comentários:

  1. Nunca fui pra Milão nem Barcelona, o problema aqui em casa são viagens envolvendo longas distâncias, já que fica complicado levar a Dindi no avião e mais complicado ainda deixar ela, porque nem sempre achamos alguém que pode ficar com ela. Mas ano que vem na páscoa me chama pra ir junto que eu vou! Deixo a filha com o marido ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com cachorro é mesmo sempre complicado. mas nada que um amigo näo quebre o galho... ou o marido mesmo da próxima vez, ó ;)

      Excluir
  2. 1. não conhecia e adorei conhecer :)
    2. já fui 3 vezes a Milão e nenhuma lá... vergonha!
    3. missa...pois... não...
    4. só mesmo panetone
    5. fui e acho que também bebi cerveja. :)
    6. acho que sim... acho
    7. não, mas comi piza, claro!
    8. não me lembro, por isso acho que não.
    9. fui!!!
    10. Adoro esse conceitos dos aperitivos!! A gente paga a bebida mas farta-se de comer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tem coisa melhor do que um petisquinho nessa vida?!

      Excluir
  3. Ana as fotos tao lindas, com muito cheiro de primavera! Eu adoro a Itália, mesmo achando que os italianos amam passar a perna em todo mundo :P
    Fazem 2 anos que a gente só se hospeda com o airbnb e eu amo! Já fizemos tres reservas pra esse ano lá, nao vejo a hora de viajaaar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora que começou a parte boa do ano é brincar de arrumar as malas mesmo!
      (näo conheço nenhuma outra cidade da itália. sou louca pra conhecer a toscana e sizilia... quem sabe da próxima vez)

      Excluir
  4. Que vontade que me deu de viajar pela Itália... <3

    E sinceramente, eu adoro viajar sozinha. Vou começar a pensar na possibilidade de instaurar uma tradição dessas aqui em casa também...

    Beijos,
    Lidia.

    PS: eu super seria a atéia assistindo a missa de páscoa em latin, deve ser uma cerimônia bem bonita mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho uma tradiçäo super saudável... andar consigo mesma nem que seja por uns poucos dias faz um bem danado!

      Excluir
  5. Ai, viajar é a coisa mais incrível dessa vida né? Eu já tenho vontade de ir pra Itália e aí toda vez que vejo posts assim a vontade só cresce.. fico pensando nas belezas.. e claro, na comida toda hahaha :D
    Eu não sou religiosa, mas também super iria ver uma missa em latin assim.. deve ser muito legal.. e ai Il Duomo, coisa mais linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho amigos que säo apaixonados pela itália (e fazem a maior popaganda). eu tenho uma lista enooooorme de cidades italianas que preciso conhecer... mas uma coisa de cada vez!

      Excluir
  6. Que vontade que deu de voltar a Milão com calma! Passei poucas horas lá, não fiz muita coisa turística, fui mais para colocar na vida real uma amizade virtual de 8 anos.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh... entäo tua passada por lá valeu a pena. e acho que essas poucas horinhas numa cidade säo coisa boa pra deixar com vontade de voltar ;)

      Excluir
  7. Vim aqui de novo ficar com vontade de ir pra Milão :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita que agora só arrumando as malas mesmo!

      Excluir
  8. Vou amanhã com sua lista impressa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk...
      tô adorando as fotos no insta! ;)

      Excluir