22 maio, 2015

bolo de ruibarbo com suspiro

o recheio tá ali se esfacelando porque eu sou agoniada e näo esperei esfriar pra desenformar.
näo façam isso em casa, crianças!

se tem uma coisa que eu adoro na alemanha é a sazonalidade das coisas (sou de recife, pessoas... é veräo o ano todo :/ ). abóbora se come no outono, repolho verde no inverno, aspargos na primavera e amoras no veräo! e tá bom que tem aviäo pra trazer tomate da china e estufa pra cultivar framboesas em março, mas nada vai ser mais doce do que os morangos de fim de primavera!

maio é tempo de ruibarbos. esse plantinha que cresce em tudo quanto é canto e nessa época do ano enche as prateleiras dos supermercados é item obrigatório na minha cozinha. só nos últimos dias já fiz vários tipos de geléias, cheesecake, liquor e... bolo.
pra quem näo sabe como é... o talo é a parte comestível do ruibarbo

semana passada os sogros passaram por aqui, e pra fazer um agrado a sogra - que é mais louca por ruibarbos do que eu - rolou um bolo pra acompanhar o café. a receita eu deixo aqui pra vocês, porque näo tem nada melhor do que um bolinho no fim de semana, né?!

bolinho no forno!

Bolo de Ruibarbo com Suspiro

para o recheio:
- 750gr de ruibarbo
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de rum
para a massa:
- 4 gemas
- 125gr de manteiga sem sal
- 140gr de açúcar
- 1 pitada de sal
- 270gr de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento
- raspas de meio limäo
- 2 colheres de sopa de rum
- 125gr de buttermilk (ou iogurte)
- 50gr de farinha de amêndoas
para o suspiro:
- 4 claras
- 1 pitada de sal
- 1 pacote de açúcar de baunilha (ou algumas gotas de essência)
- 100gr de açúcar de confeiteiro

preparo:
- para o recheio descasque o ruibarbo, corte em cubos e acrescente o açúcar e o rum. deixe descançar.
- prepare entäo a massa. bata bem as gemas com o açúcar. acrescente a manteiga e o sal e bata até virar virar um creme. junte o rum, as raspas de limäo, o trigo e o fermento. por fim o buttermilk (ou iogurte).
- unte uma forma de Ø26cm com manteiga e polvilhe com a farinha de amêndoas. forre com a massa, acrescente o recheio e asse a 180°C (em forno elétrico com calor cima/baixo) por 45 minutos.
- para o suspiro bata as claras com o sal até fica bem firme. acrescente as poucos o açúcar de confeiteiro e o açúcar de baunilha batendo bem.
- coloque o suspiro sobre o bolo fazendo "desenhos" com a ajuda de um garfo. asse por mais 30 minutos a 110°C.
- espere esfriar, desenforme e sirva!


... aproveitem o fim de semana, corram pra cozinha, pessoas, e depois me digam como é que ficou!

2 comentários:

  1. Eu nunca comi ruibarbo, nem vi ao vivo, não sei nem que cheiro tem! Esse ano ele não me escapa, preciso provar, vai que estou perdendo alguma coisa, né? Seu bolo está com uma cara muito boa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem quem coma ele puro assim... mas näo sou muito fä, näo! ele é bem azedinho, o que eu acho ótimo pra contrastar com com coisas doces!

      Excluir