19 junho, 2015

geléia de morango com chocolate e nozes


geléia de morango com chocolate e nozes... e meus labels novos

eu adoro geléia!
e já säo anos que näo compro mais nenhum vidrinho no supermercado.
geléia caseira näo é só muito mais gostosa, como também muito fácil de fazer. além do que, se a panela é minha, eu misturo do jeito que eu quero, né mesmo?!

misturei morangos com chocolate - e otras cositas más - e nem precisa dizer que ficou muito bom, afinal o que é que näo fica bom com chocolate?

Geléia de Morangos com Chocolate e Nozes

- 500gr de morangos em cubinhos
- 250gr de açúcar para geléia 2:1 (no brasil dá pra usar o açúcar comum e folhas de gelatina)
- 75gr de chocolate branco picado
- 35gr de nozes picadas
- 2cl de sherry
- vidrinhos com tampa de rosca para geléia

preparo:

- misture os morangos com o açúcar e reserve.

- numa panela antiaderente (sem adicionar gordura!) torre as nozes;
- lave e esterelize os vidros;
- leve os morangos com açúcar ao fogo médio até ferver. baixe o fogo e cozinhe por cerca de cinco minutos mexendo sempre;
- se gostar de uma consistência mais homogênea a hora de triturar com a varinha mágica é agora! eu gosto dos pedacinhos da fruta, entäo näo trituro muito;
- adicione o chocolate branco e as nozes mexendo até o chocolate derreter;
- retire do fogo e acrescente o sherry.
- encha os vidrinhos, feche, e deixe esfriar de cabeça pra baixo.


corram pro supermercado que é quase veräo e morango tá a preço de banana.
... e bom fim de semana!

11 comentários:

  1. O louco! Ta aceitando encomenda é???

    Sinto informar que sou um saco de batata pra cozinha entao tenho duvidas:
    Que tipo de açucar é esse? Qual a diferença com o comum?
    Se eu nao colocar o sherry da errado?
    e pq tem que esfriar de cabeça pra baixo?

    Sentiu o drama de quem nao entende quase nd de cozinha ne? hahaha

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, jeh, na alemanha eles chamam de gelierzucker e tem em qualquer supermercado. é um açúcar que já vem com gelatina. procura por aí na secção de coisas pra fazer bolo. se não for comum por aí, usa açúcar comum e adiciona folhas de gelatina incolor pra dar o ponto.

      o sherry é opcional, não vai dar errado sem ele, não ;) eu uso pra dar aroma. pode usar um licor também... ou simplesmente não usar...

      o macete do vidro de cabeça pra baixo eu confesso que não sei exactamente pra que é... é "dica de vó" e tem alguma coisa a ver com a formação do vácuo, que influência no tempo de conservação da geléia... mas enfim... também pode deixar de cabeça pra cima ;)

      a receita é fácil, mulher, não tem o que dá errado, não... reflexa ;)

      Excluir
    2. Nossa ja ja vou no mercado e verei isso! Claro que nunca tinha ouvido falar hahaha
      Se nao vou ter que ver essa folha de gelatina (q tb nunca vi ai ceus, como sou pateta de cozinha)

      E gostei da historia do pote ao contrario, testarei!
      Um dia eu faço! =)

      bjs

      Excluir
  2. Nossa, que delícia!!! Não foi muito fã de comer pão com geleia, mas deve ficar demais no topo de muffins ou como recheio de cupcake, huuuum! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hmmmm... verdade. um cheesecake também ia bem.

      Excluir
  3. Não basta ser prendada, tem que ter capricho... TÃO LINDOOOOOOS os potinhos! Caso você (unabhängig do motivo) desista da arquitetura, abre uma loja de geléias??? Eu compro (descontinho pras amigas virtuais, oder??)
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adoro um enfeite, ó. acho que gastei mais tempo fazendo as etiquetas do que a geléia ;)

      Excluir
  4. quanto custa mandar um desses pro Rio? :D

    ResponderExcluir