30 outubro, 2015

Bolo de Cholocate amargo com Peras


ano passado meu jardim urbano me deu no outono uma quantidade infinita de peras e o desafio de arrumar o que fazer com tanta fruta. esse ano a falta do jardim me deu uma saudadinha e eu corri pro supermercado pra näo deixar a estaçäo das peras passar em branco. pensei na tarte do ano passado, mas resolvi criar uma receitinha mais saudável. e ó, fui aprovada pelos sogros:


Bolo de Chocolate amargo com Peras

4 peras
4 colheres de sopa de conhaque
2 ovos
100gr de manteiga sem sal
150gr de xarope de agave
1 pct de Vanillinzucker (ou essência de baunilha)
200gr de iogurte magro (usei um 0,1% de gordura)
150gr de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
5 colheres de sopa de chocolate em pó
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro (opcional)


1. descasque as peras, corte longitudinalmente e retire o miolo. acrescente o conhaque e reserve;
2. separe os ovos e bata as claras em neve, reserve;
3. numa tigela bata bem as gemas com a manteiga até virar um creme. acrescente o xarope de agave;
4. alternadamente junte a farinha de trigo (peneirada) e o iogurte. em seguida o fermento, bicarbonato, vanillinzucker, chocolate em pó e o sal. por último, delicadamente, acrescente as claras em neve;
5. em uma forma untada de 26cm de diâmetro arrume as peras e misture o resto do conhaque à massa. cubra com a massa e asse a 180°C por cerca de 30 minuto;
6. retire do forno, deixe esfriar, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro pra decorar.


pra comer sem peso na consciência ;)

(p.s.: a massa do bolo fica levemente amarga por conta do chocolate. as peras docinhas servem de contraste ao paladar, além de deixarem o bolo mais molhadinho. quem preferir um bolo mais docinho pode colocar mais xarope de agave, além de acrescentar uma ou duas colheres de sopa de açúcar à mistura de peras e conhaque.)

10 comentários:

  1. Ana, nem me toquei que com a mudança o jardim ficou longe! :(

    Vcs desistiram, ou vão manter a distância? Eu quero uma casa no campo e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente entregou o jardim, mel. ficaria complicado manter a distância.
      mas a idéia de uma vida de "jardineira" näo saiu da minha cabeça, näo. só preciso de mais um tempinho pra arrumar o apartamento e me situar na cidade pra começar a procurar um.

      Excluir
  2. Parece estar delicioso! E eu aida adoro peras... acho que preciso testar essa receita!!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bárbara, o bolo fica muito fofinho e ao mesmo tempo molhadinho por causa das peras. pra quem gosta da mistura de peras com chocolate é mara!

      Excluir
  3. MEU DEUS bolo de chocolate com peras ♥♥♥ que saudade dessa fruta! preciso comprar

    miga, te indiquei pra uma tag no pe-dri-nha {passando pra avisar}
    um beijo!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com
    www.amorquevoa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manie, respondi e-xa-ta-men-te esse meme há uns dias atrás... dá uma olhadinha, lá!
      no mais... brigadinha por me indicar... adoro essas listinhas ;)

      Excluir
  4. Ai que delicia! Vc tem umas receitas tao diferentes! Esse xarope de agave substitui o açucar?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso, Ana. o xarope substitui o açúcar. e a vantagem é que ele adoça mais do que o açúcar economizando nas calorias, ó ;)

      Excluir
  5. nooooossa ja quero! testarei com ctz! bjs

    ResponderExcluir