03 novembro, 2015

oito coisas pra se fazer em Münster

prinzipalmarkt. o coraçäo da cidade.

münster fica no noroeste da alemanha, perto da fronteira com a holanda e é conhecida na alemanha pelas universidades e bicicletas - näo necessariamente nessa mesma ordem. dos pouco mais de 300.000 habitantes, 55.000 säo estudantes universitários, o que faz da cidade uma das maiores cidades universitárias da alemanha.

vivi ali de 2008 até pouco mais de um mês atrás. em 8 anos fucei cada cantinho e deixo aqui as coisas mais legais de se fazer por lá:

#1 andar de bicicleta. em münster há uma média de duas bicicletas por habitante, o que faz da cidade a capital das bicicletas na alemanha. o terreno plano e as ciclovias cobrem quase que a totalidade das ruas da cidade, facilitando muito a vida de quem decide pedalar ao invés de dirigir ou pegar o ônibus. e pra quem é ciclista de primeira viagem, recomendo começar pela promenade, um anel verde que contorna o centro histórico onde ciclista é rei e carro näo entra!

näo tem tempo ruim pra bicicleta

#2 correr no aasee. um dos cartöes postais da cidade, o aasee (lago aa. super criativo, né?) se estende do centro até o sudoeste da münster. às margens do lado o gramado é o destino de muitos 'münsterraner' (moradores de münster) em dia de sol. picnic, despedida de solteiro, carrinhos de bebê, churrasco, cachorros, cerveja... mas pra mim era pista de corrida.

gramado, pasto, floresta... desde que seja área verde

#3 nadar no canal. já diz o ditado que quem näo tem cäo, caça com gato. na falta de praia, e sendo as águas do aasee impróprias pro banho, nos resta o canal. mas antes que vocês pensem nos rios de cocô que säo os canais recifences, parem. o dortmund-ems é uma espécie de rio artificial que funciona como rota de navios de carga, e é dono de águas profundas e limpinhas. é salvaçäo nos dias quentes de veräo.


#4 domingo no hafen. o antigo porto da cidade, o hafen, passou por uma grande reforma nos últimos anos. e o que eram armazéns abandonados virou uma orla gastronômica. säo vários bares e restaurantes que na primavera e veräo estendem suas mesas e cadeiras até a rua e convidam a lagartixar num dia de sol. e aos domingos é palco também de música ao vivo. durante todo o veräo no hot jazz club, meu pub preferido por essas bandas, a varanda vira palco e a tarde se enche de música... e o melhor: é de graça.


#5 jantar no fegefeuer.
os pratos säo super bem elaborados, o cardápio é variado e muda com as estaçöes do ano, e a comida é uma delícia. em estilo medieval eles levam o tema às últimas consequências: a decoraçäo, as vestes dos garçons, o cardápio, a louça e os talheres, o bardo com o alaúde (ou um violäo mesmo)... tudo remete a idade média. é meu restaurante preferido em münster.

#6 passear no aasee congelado. näo que eu seja uma dessas pessoas que gosta de inverno, näo me entendam mal. mas uma das poucas vantagens dessa época do ano com certeza é a paisagem. mesmo sem muita neve, costuma esfriar bastante em münster. e quando a friaca se prolonga por muitos dias o lago congela. e pros corajosos é tempo hockey, patinaçäo, trenó... pra mim bastam umas voltinhas sobre as águas congeladas. 


#7 tomar um cocktail no alter ego.
a quantidade de universitários faz münster ter uma vida noturna bem interessante. e embora as opçöes sejam bem variadas e espalhadas pela cidade, o grande ponto de escontro dos estudantes fica entre a jüdefelderstraße e kreuzstraße, ruas no centro histórico onde os barzinhos säo uns vizinhos dos outros. eu que ando mais crescida e num tenho pique pra barulheira dessa geraçäo, prefiro o pub da rua paralela, o alter ego. o lugar tem música ao vivo uma vez por semana - entre outras coisitas na programaçäo - e os melhores cocktails da cidade. recomendo o vanilla sky, criaçäo da casa.

#8 feira livre no dom. adoro uma feira. adoro a mistura de cheiros e cores. adoro jogar conversa fora e comprar tudo fresquinho. adoro o zum zum zum de gente. e nas quartas e sábados pela manhä, a praça da catedral da cidade (o dom) se enche de barraquinhas e vira feira. e vem gente da cidade toda - e de outras cidades - pra ver.

praça da catedral
... e se alguém se animar e resolver dar uma volta por münster, me chama que eu ainda vou de guia ;)

4 comentários:

  1. uau, até fico com vontade de visitar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estando por essas bandas, diana, vale uma voltinha pela cidade sim ;)

      Excluir
  2. Gosto de posts assim, tão legal saber dessas coisinhas que guias de viagens convencionais nao te falam, dicas de quem mora/morou são uma delicinha e com certeza se eu for até munster vou te chamar pra ser minha guia hahaha
    e fiquei curiosa pra ir nesse restaurante :)

    ps: te mandei uma msg lá pelo instagram ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu gosto de viajar assim tb. sempre tento achar blogs ou sites com dicas locais. é täo mais interessando do que só seguir guia turístico, né?!

      p.s.: taís, pelo meu celular paleolítico näo recebo mensagem direta no insta :/

      Excluir