27 janeiro, 2016

ruiva de farmácia



desde os 15 anos ver a cor natural dos meus cabelos é exceçäo. a regra é: ruiva de farmácia.
e como dos 15 anos pra cá já säo mais de 15 anos, virei expert em fazer cagadas no cabelo. mas também em dar um jeito nelas. e depois de anos sendo minha própria cobaia - num tempo em que näo existia tutorial no youtube - descobri umas coisinhas. e a zamiga sabem disso e vivem perguntando, entäo eu sou expert em explicar como é que faz também (ou como é que NÄO faz). e como aqui também todo mundo é amigo (embora ninguém nunca tenha perguntado nada mesmo), achei que era bom explicar como é que faz (e como näo faz) pra ser ruiva de farmácia:

objetivo de vida: ser ruiva
local da metamorfose: banheiro de casa
problemática: cabelos muito escuros

o que NÄO fazer:

esqueça os tonalizantes e colorantes. ou sei lá qual o tipo de produto que tem na prateleira do supermercado. eles näo fazem nem cócega em cabelos escuros como os meus. já testei tudo quanto foi marca e já deixei produtos por ho-ras no cabelo e o máximo que acontecia era mudar um pouco o reflexo, ou dar uma leve tonalizada. ou seja, muito trabalho por (quase) nada.

mas pense duas vezes se descolorir vale mesmo a pena. é meio lógico né? você precisa de uma folha de papel em branco pra pintar com as cores que você quer. o problema é que descolorir o cabelo näo é só uma trabalheira danada, mas também acaba com o fio. nesses anos todos só descolori uma única vez e embora finalmente tenha alcançado um tom de vermelho realmente vermelho, detonei com meu cabelo. e demorou bastante tempo até a textura de palha voltar ao normal. ou seja, a näo ser que seja pra fantasia de espantalho, näo recomendo.

mas entäo, faz o que?

use tinturas profissionais específicas pra cabelos escuros. duas deram certo no meu cabelo: a Excellence HiColor e a Majicontrast, ambas da L'Oréal. a primeira é um pouco mais suave e feita pra usar no cabelo todo, a segunda é mais forte e feita na verdade pra mechas (mas dá pra usar no cabelo todo sem problema). como a HiColor tem que mandar pedir na terra da rainha, eu uso (usava mais) a Majicontrast, que dá pra encontrar em qualquer loja de cabeleireiro na alemanha (e segundo uma amiga, dá pra encontrar no brasil também).

use uma água oxigenada mais forte. tintura de verdade normalmente vem numa bisnaguinha e você precisa misturar com água oxigenada. o manual de instruçäo recomenda usar a de volume 30. mas eles só dizem isso porque näo sabem quäo escuros säo os meus cabelos. uso a 40.

näo tenha pressa. olha, alemäo tem um ditado que diz "sicher ist sicher", que traduzindo nesse caso seria algo como "certeza é certeza". entäo pra que confiar no manual quando ele diz que é pra esperar 15 minutos com o negócio na cabeça quando se pode passar mais 5 minutinhos e aumentar o potencial de certeza da coisa, né?! eu sempre deixo a tintura um tempinho a mais, porque se o sucesso da vermelhidäo depender do tempo eu näo arrisco fracassar.

use produtos diferentes pra retocar. daí que depois que você finalmente conseguiu ficar ruiva de farmácia, você também vai querer um cabelo um pouquinho mais saudável, né?!. e de fato näo tem jeito, tintura prejudica mesmo o cabelo e a cada retoque a tendência é piorar. foi entäo que eu passei a usar a tintura com água oxigenada só pro retoque da raiz, e pro comprimento um colorante do mesmo tom. como o cabelo já está colorido, o colorante é suficiente pra reavivar a cor, além disso muitos produtos vem com um tratamento bacaninha que deixam o cabelo mais bonito. eu uso o Préférence também da L'Oréal (olha o jabá da L'Oréal e eu aqui ganhando nada com isso... hunf!) essa 'técnica' dá um pouquinho mais de trabalho -  mas só um pouquinho, já que dá pra aplicar os dois produtos de uma vez só - mas näo resseca tanto o cabelo - como ressecaria se eu usasse a tintura pra retocar o cabelo todo toda vez.

desde setembro, quando cortei os cabelos curtinhos, que eles estäo castanhos como vieram ao mundo. mas minha alma ruiva está apenas descansando (e escrever esse post só aumentou o siricutico que vem me dominando há algumas semaninhas). vejamos quanto tempo eu aguento... e vejamos se alguém aí se anima também ;)

10 comentários:

  1. Eu também amo ser ruiva, mas meus cabelos são super fininhos e bem mais claros do que os seus. Minha última moda tem sido colorir com henna, é infinitamente mais trabalhoso do que comprar uma tinta na DM que vem praticamente pronta e com aplicador. Mas de uns tempos pra cá decidi começar a comprar produtos mais naturais e sem crueldade, e a henna é a única opção que cumpre com os critérios. Apesar do trabalho que dá estou adorando, a duração é bem parecida e acho legal poder misturar vário tons de vermelho e criar minha própria cor! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oush... é claro que já tentei henna. mas num fez nem cócega :/

      Excluir
  2. Esses dias eu estava pensando em pintar de novo com a tintura acobreada que me fez ruiva por um tempo. Meses atrás cansei e pintei de castanho, mas ja debotou e as nuances vermelhas continuam aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu só páro de pintar por pura preguiça. mas vou voltar... deixa só o cabelo crescer um pouquinho :)

      Excluir
  3. E eu como filha de cabeleireira e sobrinha de mais 2 digo: mas tu ta profissa no assunto hen? Ja pensou em procurar emprego em salão não? oh lala, haha. Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk... muitos anos de cobaia de mim mesma deram nisso.

      Excluir
  4. Adoro a tag mulherzinha :)) Agora que também pintei o meu cabelo somos irmãs de raça :) vikings puras de farmácia :P Não arrisquei fazer a cagada em casa. Na verdade ficou tão bem e gosto tanto que este mes vou voltar a pintar e vai ser ainda mais laranja! Estou in love. #ruivaspower

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adooorei o 'vikings pura'. vou adotar pra vida.
      ahhhh mas ruivo é um vício! quanto mais ruiva se é, mais ruiva se quer ficar. e eu super apóio!

      Excluir
  5. Vivo nessa vida mudando o cabelo, mas sempre voltando pra ruivice. Sei bem como é, hehehe
    menina, pra henna fazer cócegas vc tem que ou estar loira ou já no tom de ruivo que vc quer. O que a galera tem feito é pinta com henna nesses dois casos e retoca a raiz com tinta, pois o que todas dizem é que henna não desbota. Mas é um processo mais permanente e difícil de desfazer caso desista da ruivice. Qualquer coisa dá uma olhada no grupo do face - Henna, amor que não desbota. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha aí outra história ruiva que eu näo sabia. brigadinha pela dica, denise ;)
      voltarei em breve a ruividäo e já tô doida pra testar :)

      Excluir