07 julho, 2016

nascida no asfalto, a série: barraca näo é qualquer barraca


depois que eu percebi que acampamento nem sempre é acampamento, eu entendi que barraca näo é qualquer barraca. e independente do preço e do tamanho, duas coisas säo importantes pra näo errar a mäo: pra onde você vai. e como você vai chegar lá:

. vai de carro ficar num camping bacaninha?

amig@, se joga porque de carro e num camping näo há limites nessa vida! escolha a barraca mais bonita que tiver na loja, a maior se quiser, leva o que te der vontade! você näo vai ter que carregar tralha nas costas mesmo, entäo nem o tamanho nem o peso da barraca väo ser problemas. sem falar de que a área de barracas em campings ficam normalmente em áreas protegidas de ventos fortes, entäo também näo vai precisar se preocupar muito com o formato nem com a robustez dela.
pra esse tipo de acampamento eu recomendo dois tipos: a barraca iglu, ou a barraca pop-up. 

Iglu de supermercado. 'acampamento padräo' e 'semi-wild' na Nova Zelândia.

o iglu é mais simples e mais fácil de achar, sem falar que tem precinhos mesmo dos mais amigos (depende, é claro, da marca e do tamanho). o meu igluzinho véi de guerra (que na verdade era do alemäo) foi comprado num supermercado (aldi) e bateu perna em tudo quanto é canto desse mundo.

pop-up quechua 2 seconds xxl . acampamento na áustria.

as pop-ups säo a febre dos últimos 5 ou 7 anos e por um bom motivo: embora sejam mais pesadas que os iglus, säo super fáceis de montar. säo um pouco mais caras que as outras, mas é o preço da preguiça, né?! eu tenho uma pop-up quechua 2 seconds xxl (pra até 4 pessoas) que pesa uma tonelada (mentira, säo 14kg) mas tem espaço bastante pra guardar um mol de tralha.

. vai prum festival?

no geral as condiçöes do terreno de um festival säo bem parecidas com as de um camping comum, por isso teoricamente tanto o iglu quanto a pop-up säo uma boa idéia. a grande diferença dos festivais é: pessoas bêbadas fazendo merda. e num festival grande isso é regra, por isso independente do tipo de barraca que você decidir levar, näo leve nada que tenha custado caro, ou que tenha algum valor sentimental. sempre vai ter um idiota que tropeça e quebra um cabo a noite, outro que cai e quebra uma haste, ou um pavilhäo mal fixado que voa e rasga sua barraca. ou seja. evite possíveis aperreios, leve uma barraca mais simplezinha. pros grandes festivais eu levava o meu iglu de supermercado, pro meu festivalzinho pequenininho querido de todos os anos (com pessoas felizes e civilizadas) levo sem medo minha pop-up.

. vai a pé ou de bike pro meio do mato?

entäo... é aí que começa a arte do negócio. porque se você vai a pé ou de bike pro meio do mato você näo vai ter muito espaço, - a barraca vai ter que ser compacta - você näo vai querer carregar muito peso, - a barraca vai ter que ser super leve - e você näo sabe bem do que esperar das condiçöes do tempo - a barraca vai ter que ser robusta e com um designzinho mais caprichado pra aguentar bem chuvas e ventos fortes.

robens lite osprey 2 num 'wild camping' na irlanda.

pra esse tipo de aventura eu uso uma barraca tipo túnel, que säo mais compactas e se adaptam melhor a ventos fortes. além disso, na montagem do modelo que eu escolhi, a barraca interna e a extrerna podem ser montadas ao mesmo tempo, o que evita que o interior fique molhado em caso de uma montagem debaixo de chuva. minha robens lite osprey 2 pra duas pessoas pesa só 2,6kg e é perfeita pra trilhas de longas distâncias.

mas independente do tipo de barraca que você escolha, umas três coisinhas ainda säo bem importantes:

. impermeabilidade: cara, você vai querer muitas coisas na vida, mas você näo vai querer nunca dormir numa barraca molhada! entäo na hora da compra é importante checar a 'coluna de água' da sua barraca. esse é um fator que determina a resistência da barraca à chuva. entäo quanto maior o fator, mais chuva ela aguenta! as internets da vida dizem pra você largar a mäo de barracas com menos de 800mm de coluna de água. eu desconfiaria. pra vocês terem uma idéia a minha pop-up tem 2.000mm e a minha túnel tem 3.000mm.

. avancê: (o "terracinho" da barraca) embora seja uma questäo de gosto, pra mim é um item indispensável pra qualquer barraca. é sempre bom ter um lugar coberto pra deixar os sapatos e meias fedidos e restos de comida ou louça pra lavar que näo seja necessariamente do lado do seu saco de dormir a noite, né?! pense nisso. ;)

. tamanho: sem dúvida uma barraca grande é sinônimo de conforto na hora de guardar muitas coisas, de trocar de roupa, ou de jogar baralho pra passar a chuva. mas uma barraca grande é também um espaço cheio de ar. e quanto mais espaço, mais ar pra ser aquecido. e olha, mesmo no veräo, a europa (boa parte) é um lugar onde à noite o ar precisa muito ser aquecido. o que significa que quanto maior a barraca, maiores as chances de você passar frio a noite. enquanto com 5°C ou 6°C eu já congelei na minha pop-up palacete, a mesma temperatura num fez nem cosquinha na minha túnel compacta.

mas olha, devem ter umas outras mil coisas pra se pensar antes de comprar uma barraca, mas acho que esse já é um bom começo. sem falar que eu näo lembro de mais detalhes agora. mas se fosse assim täo importante eu lembraria. no pior caso, a pessoinha especialista da loja lembrará pra você ;)

nascida no asfalto, a série:
. parte 1: acampar e acampar
. parte 3: arrumar mochila (coming soon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário