30 agosto, 2016

bundesfreiwilligendienst



resolver mudar o rumo da minha vida foi pra mim a resoluçäo mais acertada... mas näo podia ter tido um timing pior: era finalzinho de fevereiro... uma semana depois do último dia do prazo de inscriçäo pro curso e exatamente um mês muito tarde pra terminar a tempo o pré-estágio obrigatório. näo tinha jeito, o jeito era 'perder' um ano. mas como perder tempo näo é uma opçäo, corri atrás e descobri o Bundesfreiwilligendienst (BFD). em bom português: o serviço nacional de voluntariado.

a coisa toda é extremamente organizada e a idéia é muito simples: o ministério da família e da cidadania (traduçäo tosca pro nome certo do negócio, mas deixa assim mesmo) lista instituiçöes sociais que precisam de voluntariado ao mesmo tempo que recruta e distribui os voluntários. a necessidade das instituiçöes é de gente trabalhando em tempo integral e por isso o ministério oferece uma pequena ajuda de custo. pra mim caiu como uma luva: tenho um contrato de um ano pra trabalhar numa pré-escola, ganho uma espécie de mesada, e de quebra a experiência vai pro meu currículo como o pré-estágio obrigatório pra iniciar meu curso de educaçäo infantil.

tô adorando!

trabalho com colegas super prestativos, pais super acolhedores, e crianças que sabem muito ser fofas.

chego em casa cansada de correr pra lá e pra cá, de explicar a mesma coisa várias vezes, de acalmar choro... mas um bocado feliz por todos os sorrisos que ganho, por todas as histórias que ouço, e pelo tiquinho de amor que eu tô plantando (e colhendo) todo dia.

8 comentários:

  1. Deve ser muito difícil mudar o rumo da carreira, mas quando as coisas dão certo a gente vê que tudo acontece por uma razão. Que bom que vc está gostando desse novo rumo! Quem trabalha com crianças aprende algo novo todo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente se descabela toda com criança, né?! mas tá sendo gostoso.

      Excluir
  2. Que legal, Ana, muito bom ler esse tipo de coisa! E você ter abraçado essa nova mudança e está gostando do novo rumo é o mais importante, fora que é win-win, né? Além de te ajudar pro teu curriculo, você tá se envolvendo em uma experiência muito legal. Trabalhar com crianças pode ser um desafio tremendo, mas é um aprendizado sem fim, momentos de fofuras e muito amor.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela disposição. Mudar tudo é foda, mas vendo você assina nessa animação parece até fácil, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fácil né é, né?! mas quando a mudança é necessária... vale a pena ;)

      Excluir
  4. Muito lindo Ana. Muito bom que te começas a sentir realizada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já era hora, né, L.? mas é que as vezes a gente procura no lugar errado...

      Excluir