11 outubro, 2016

geléia de figos com mostarda


as estaçöes mudam e com elas mudam os produtos nas prateleiras do supermercado.
figos... no finzinho do veräo chegam os figos! e eu aproveitei que no comecinho do outono eles täo a preço de banana pra reabastecer meu estoque de geléia até o próximo veräo.
fiz mais uma vez geléia de figos com mostarda - já que a do ano passado acabou e näo tava dando pra viver sem. a geléia vai muito bem como molho pra acompanhar uma tábua der queijos - e tomar um vinhozinho... e agora vocês sabem por que näo falta em casa - ou um päozinho com requeijäo no café da manhä - pra quem gosta de uma coisinha mais picante logo cedo. é super fácil de fazer e é também um presentinho massa pra impressionar aquele amigo que adora uns produtos 'gourmet' - ain como eu odeio essa expressäo.

mas entäo... faz assim, ó:


geléia de figos com mostarda

coloca numa panela 600g de figos cortados em cubinhos, 300gr de gelierzucker (açúcar especial pra geléia. se você näo tá na alemanha, substitua por açúcar comum e acrescente folhas de gelatina incolor), 3 colheres de sopa de mostarda tipo dijon (ou alguma mostarda mais picante) e o suco de meio limäo. mistura bem e deixa ferver. sempre dando uma mexidinha, deixa cozinhar em fogo médio por uns 5 a 10 minutos. tritura bem com uma varinha mágica, adiciona 4 colheres de sopa de vinho do porto e desliga o fogo. coloque a geléia em vidrinhos esterelizados, feche bem e deixe esfriar de cabeça pra baixo.


e já tá pronto!

2 comentários:

  1. Eu sou analfabeta culinárica hahaha.. Mais ad metade das coisas que você mensiona ("folha" de gelatina, varinha mágica) eu não sei o que é. Um dia eu chego lá!

    ResponderExcluir
  2. pior é que eu coloco essas receitas com o maior medo de traduzir o nome das coisas errado pq pra algumas coisas meu vocabulário em português num colabora. as folhas de gelatina eu sei que se chamam assim no brasil (se bem que tu provavelmente acha o "gelierzucker" no supermercado), mas a tal da "varinha mágica" eu näo tenho muita certeza näo. mas é em treco assim: https://www.google.de/search?q=stabmixer&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi5rc3esOLPAhWBKMAKHU9OAOAQ_AUICSgC&biw=1178&bih=650

    ResponderExcluir