13 janeiro, 2017

sobre princesas

 

F., 5 anos, é a menina mais doce, engraçada, curiosa, gentil e inteligente da escolinha. ontem no fim da tarde sentamos eu, ela e mais outras pra desenhar:

- o que vocês querem que eu desenhe?
- uma princesa... de cabelos compridos.

eu odeio princesas. odeio cor-de-rosa. odeio brilho. odeio nhém-nhém-nhém. odeio!
mas comecei a desenhar a bosta da princesa. e ela tinha cabelos compridos. vermelhos e encaracolados (tá... merida eu näo odeio tanto assim). e vestia calças pra poder montar a cavalo. e minha princesa carregava uma espada:

- mas o quê?!?!?! ana, princesas näo tem espadas.
- a minha tem.

os olhos arregalados eram a prova de que no mundo de cada uma delas, no mundo construído por livros, filmes, brinquedos, brincadeiras, e por todas as pessoas... nesse mundo princesas näo carregam espadas.

F., a menina mais incrível da escolinha, achou graça, mas näo entendeu bem:

- tá bom, ana. mas agora desenha também um cavaleiro pra lutar com a princesa.
- contra a princesa, F.?
- näo. pra lutar por ela. pra salvá-la.

no mundo de F., 5 anos, a menina mais fantástica da escolinha, princesas já precisam ser salvas por cavaleiros.

- näo, F.. näo vou desenhar um cavaleiro. ela näo precisa. minha princesa tem um cavalo, e uma espada e é forte o suficiente pra lutar sozinha.

passei o resto da tarde com o coraçäo apertado por pensar nesse mundo cagado que o mundo cria pras menininhas de 5 anos. mesmo pras mais fabulosas. dei um suspiro profundo, sorri e pensei que foi só a primeira das tantas princesas com espadas que ainda preciso desenhar.

12 comentários:

  1. Sim. Desenhe muitas, todas que puder. Porque se todo mundo que lida com meninas de 5 anos tivesse essa paciência de explicar, de desenhar e mostrar o fizesse, acho que estaríamos em outro patamar. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um dia depois desenhei mais uma. a pedido delas :}

      Excluir
  2. Então... Precisamos desenhar mais dessas princesas...

    ResponderExcluir
  3. Existe a Mulan também, gosto muito da Mulan!!! eu cresci com a Disney, gosto de princesas mas sou muito realista, independente, mas talvez venha da minha educação, da minha mãe e do meu pai que sempre trabalharam em equipa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mulan era a personagem favorita de uma amiga na adolescência. mas como nunca fui grande fä dos desenhos da disney, acabou passando batido na época.

      Excluir
  4. haja desconstrução. mas pensa que F. tá crescendo num mundo que tem Cinderela e princesa aurora, mas tb já tem Merida, Moana e Elza. daqui a pouco F. passa da fase das princesas e se dá conta de que bom mesmo é ter a própria espada pra lutar por si mesma.
    .
    é isso que eu repito diariamente para mim quando D. coloca uma saia comprida e sai rodopiando pela casa dizendo que é uma linda princesa. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, e é desconstruir uma menina de 5... num é de 50 :/

      Excluir
  5. Cara, amei esse post. Esse trabalho de desconstrução é difícil, mas vale a pena. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale sim. no outro dia fiquei mó feliz pq uma delas (é só uma, mas é mais uma) me pediu pra desenhar minha princesa :D

      Excluir
  6. Que legal sua atitude, Ana! Acho que é assim, com pequenos gestos, que a gente consegue mudar um pouco a cabecinha dessas meninas.

    ResponderExcluir