15 fevereiro, 2017

lemon curd pra matar saudades


lemon curd caseiro


pra mim umas das melhores coisas numa viagem säo os gostos: nada é melhor do que uma pausa pra um churro numa praça em barcelona, nenhum peixe frito chega perto daquele que a gente come na mesa de um mercado em estolcolmo, e nenhum whiskey desce täo redondo quanto aquele depois de uma longa caminhada na chuva no 'veräo' escocês. e como nenhuma saudade de viagem é maior do que as saudades dos dias na nova zelândia, é claro que näo há nada melhor do que lemon curd caseiro no café da manhä. e depois que o estoque acabou - sim, eu trago comida na mala ao invés de souvenirs - tive que me virar por aqui. mas fechar os olhinhos e relembrar a viagem é mais fácil do que eu pensei:

misturei 3 gemas bem batidas com 225gr de açúcar e raspas de 4 limöes sicilianos. levei ao fogo médio, mexendo sempre até formar uma massa homogênea. acrescentei o suco dos 4 limöes e 3/4 de colher (chá) de sal, sempre mexendo. por fim juntei 110gr de manteiga sem sal e misturei até ficar com uma consistência cremosa e umas bolhinhas se formarem nos lados da panela (coisa de 5 minutinhos). enchi potes de vidro esterelizados com o curd ainda quente e guardei na geladeira.

lago tekapo, nova zelândia

e vocês... também levam pra casa memórias gastronômicas de viagens?

21 comentários:

  1. Sempre!!! Aliás não há viagem que não tenha componente gastronómica :D

    ResponderExcluir
  2. Ana, leio sempre seu blog e adoro sei jeito! Tive que comentar porque fiz lemon curd outro dia mesmo, com uns limões que eu trouxe de Napoles pra fazer limoncello! Sou dessas também, sempre trago um ingrediente diferente e tento reproduzir uma comida que comi durante a viagem quando volto pra casa! Mas o molho de ostra com cheiro obsceno que eu trouxe da Tailândia valeu só como curiosidade! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liu, teu nível de contrabandear coisas na mala é mais pesado que o meu ;) (nunca trouxe nada perecível como limöes) vou testar coisas assim da próxima vez.
      ... e obrigada pela visita

      Excluir
    2. E ainda foi na bagagem de mão! Pior foi minha mãe que trouxe um porco esquartejado na bagagem de mão pra fazer feijoada aqui na Itália! Acho que ela ganhou no quesito contrabando, até couve ela trouxe!!:DDD

      Excluir
  3. Sei nem que gosto tem, mas fiquei com vontade de fazer porque adoro coisinhas de limão hahaha... qualquer hora faço e te conto como ficou!

    ResponderExcluir
  4. Nunca comi lemon curd, é docinho? Fiquei curiosa! Adoro comer coisinhas em viagens também, se pudesse trazer comida de todos os lugares eu traria, mas viajando low cost nunca dá, né? (saudade dos bolos de Viena!!!)

    ResponderExcluir
  5. Omg aqui no UK eles são louquinhos por isso... eu experimentei mas não é o meu "cup of tea" lol

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh eu apx... mas talvez o fator 'viagem inesquecível' tenha ajudado

      Excluir
  6. Nunca experimentei, mas confesso que já xonei nessa lemon curd. Lembro-me quando voltei de uma viagem ao Tennessee, trouxe uns mimos de chocolates locais!!! Nossa,quando sinto o cheiro, já bate uma saudade.
    Beijos!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né?! por isso que näo vivo sem o meu na geladeira

      Excluir
  7. Nossa, parece gostoso! Como se come?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tipo uma geléia, ana, pra comer no päo/torrada

      Excluir
  8. Comidas = melhores souvenirs haha :)
    Nunca experimentei esse lemon curd mas fiquei super na vontade, vou testar sua receita XD
    Inclusive isso me lembro que estou com uma baita saudade da mostarda aí da alemanha, melhor mostarda que ja provei na vida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tem um mol de tipo de mostarda, né?! depois daqui nunca mais comi mostarda no brasil

      Excluir
  9. deve ser delicioso :)
    Bom fim-de-semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom mesmo. se testar, depois conta por aqui como ficou, maria

      Excluir