16 maio, 2017

páscoa em budapeste

o parlamento

esse ano, a tradiçäo pascal me levou a budapeste, na hungria.
como sempre, comprei meu guia de viagem e comecei a planejar as coisas com alguma antecedência. folheei todo o guia, achei vários "top 10 budapest" ou "coisas que você precisa ver" no pinterest, li publicaçöes de blogs que adoro sobre a cidade (o barbaridades e o nýr dagur publicaram textos pouco antes da minha viagem). acabei näo planejando nada e foi o melhor que fiz.

o bondinho e a ponte da liberdade

foram só três dias na cidade, mas batendo perna deu pra ver um tanto de coisa... e ainda assim deixei outro tanto pra próxima vez. por que ninguém vai a budapeste uma vez só na vida, né?!

Margitsziget

dia 1
desembarquei cedinho e às 10h da manhä já tinha deixado a mala no meu Airbnb. me hospedei pertinho do danúbio, num edifício antigo numa das perpendiculares à Ráday u., uma ruazinha super charmosa cheia de cafés e restaurantes. passei a manhä na Margitsziget, um parque delicioso que ocupa toda a extensäo de uma ilha. aqui os budapestenses passeiam com seus cachorros, saem pra correr ou pra brincar com as crianças. pra chegar lá peguei um bondinho. os bondinhos da cidade säo super antigos e por si só já valem o passeio. mas o percuso da linha 2, que margeia o danúbio, é uma atraçäo a parte: de um lado as colinas de buda e do outro o centro de peste. passei a tarde em buda, a parte mais velha da cidade. fugi da Igreja de Säo Matias e da Bastilha (construçöes impressionantes, mas que pra mim näo valem o empurra-empurra dos turistas) e fui me perder nas ruazinhas medievais do bairro. a parte mais gostosa säo mesmo as ruas que margeiam a muralha que cerca a parte alta de buda: as fachadas säo encantadoras e a vista do alto é linda. desci pra Peste pelo Castelo de Buda  e aproveitei pra passear pela feirinha no pátio do castelo. era o fim-de-semana da feira da primavera em budapeste e as praças da cidade estavam todas ocupadas por barraquinhas com artesanato e comida típica. melhor coisa da viagem.

entrada para o Gozsdu Udvar, um complexo de pátios no bairro judeu

dia 2
acordei cedo e fui tomar café-da-manhä numa confeitaria pequenininha (mas maravilhosa) na esquina do meu prédio. olha, se tem uma coisa que os húngaros sabem é fazer é doce. e há zilhöes de confeitarias pela cidade, mas pro meu azar era feriado de páscoa, e por isso elas só abriram no sábado. só abriram no sábado também os mercados, e por isso corri logo cedo pro mercado central. eu adoro visitar mercados públicos. eles sempre estäo no meu roteiro pra onde quer que eu viaje. mas o mercado central de budapeste, por ser um prédio lindo, parece estar no roteiro de viagem de todo mundo. e no meio do empurra-empurra dos turistas, dei uma volta e saí frustrada. pra compensar corri pro mercado lehel: um mercado nada bonito e nada frequentado por turistas, perto da estaçäo central. mas ó, valeu a viagem. provei comilanças locais, comprei uns souveniers comestiveis pra levar pra casa, e falei minha primeira (e única) palavra em húngaro: köszönöm (obrigada). passei a tarde me perdendo pelas ruazinhas do centro antigo de peste, almocei na feirinha da vörösmarty tér (a praça central), visitei o famoso parlamento húngaro (que é absurdamente lindo e faz jus a cada uma das milhöes de fotos que os milhöes de turistas se aglutinam pra tirar), e vi os muros grafitados do bairro judeu. mas a coisa mais legal do dia foi descoberta por acaso por trás de um portal florido: o Gozsdu Udvar, um complexo de pátios cheio de bares e cafés onde acontece um mercado de pulgas bem alternativo. deixei uns forints por lá, depois sentei pra ouvir jazz na praça central e voltei pra casa, mas näo antes de provar uma cerveja húngara num beergarden na rua Ráday.

passeio de barco no danúbio. na foto, vista pra o sikló de buda e a ponte das correntes

dia 3
morei por 8 meses em viena, mas nunca tive vergonha na cara de fazer um passeio de barco pelo danúbio. entäo tirei o domingo de sol em budapeste pra fazer isso. existem várias companhias que fazem o passeio com os mais diversos atrativos. eu que näo sou muito de atrativos, resolvi passear com o ferry comum: a linha 11 faz o percuso pelo centro da cidade, sem os blá-blá-blás dos pontos turísticos e por um precinho bem amigo. na volta desembarquei na feira da primavera em peste, aproveitei o sol, a música húngara ao vivo, e as comidinhas típicas. passei minhas últimas horas em budapeste flanando na Andrássy út. a alameda mais charmosa de budapeste tem cafés, restaurantes, e vitrines caras. tomei meu último café de frente pra ópera e já era hora de me despedir.

barraca com comida húngara na feira da primavera

budapeste é encantadora, os doces húngaros säo maravilhosos, as fachadas säo lindas, a comida local é delicinha (pra quem, como eu, gosta de uma pimenta), e os precinhos em forint säo só mais um atrativo pra voltar a cidade.

bye, bye, hungria

mais fotos no álbum do gloogle

10 comentários:

  1. Uau! Fiquei com ainda mais vontade de lá ir :)

    ResponderExcluir
  2. Amei ler seu relato de viagem! Budapeste é mesmo muito atraente - e o preço acaba ajudando demais. Nós comemos super bem por lá e voltamos pra Dublin já pensando num retorno à cidade. Agora, fiquei curiosa: não sabia que você tinha morando em Viena (minha cidade preferida até agora!) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde que assisti 'before sunrise' que me apaixonei por viena. foi minha primeira viagem quando cheguei a alemanha. quando meu visto por aqui expirou - depois de um ano como aupair na alemanha - nem pensei duas vezes pra onde eu queria ir.

      Excluir
  3. é muita gente amando Budapeste ao mesmo tempo ahaha.. to começando a ficar agoniada de não conhecer! Seu roteiro foi mara, bem o tipo de viagem que eu gosto de fazer: andar e comer, comer e andar :) E essa primeira foto está um espetáculo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olhe que eu ando um bocado... mas como ainda mais ;)

      Excluir
  4. Ahhh Budapeste! <3
    Super concordo, ninguém vai pra Budapeste uma só vez na vida, eita cidade mais maravilhosa! Quando eu digo que é uma das minhas cidades preferidas não é brincadeira. Amei todo seu roteiro, você aproveitou demais.. e como sempre fico aqui na saudade, preciso voltar logo pra lá! Outra forma de falar obrigada e mais facinho é 'koszi' <3 acho tão fofo!haha
    Beijos.. e numa proxima, me leva junto :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhh... porque eu näo sabia da existência do koszi antes?!

      Excluir