06 junho, 2017

porto, portugal

(pra ouvir enquanto se lê: salvador sobral, amar pelos dois)

estou completamente apaixonada por portugal.
se da primeira vez foi encanto, agora é amor mesmo. muito.
a língua gostosa, as fachadas, os temperos... o mar. portugal é como estar em casa, mas com um filtro mais bonito, sabe?!

e contando rapidinho... foi assim:

#1: afife. voamos de düsseldorf pro porto. alugamos um carro e 70km depois estávamos no Afife, uma cidadezinha praiana
deliciosamente sossegada.

#2: praia de afife. a paisagem é idílica: um riachinho vai desaguar no mar. ainda assim a praia näo é muito badalada.
se o mar estiver cheio o ponto é dos surfistas, com maré seca, dá até pra arriscar um mergulho nas águas geladas.

#3: parque nacional peneda-gerês. na regiäo do minho, perto da fronteira com a espanha fica o único parque nacional de portugal.
saímos de 'caldas do gerês' e trilhamos os 10km da 'trilha dos currais'. näo se enganem que a distância é pouca,
mas a subida é muita. a trilha é bem marcada, pouco visitada e o visual é lindo.

#4: viana do castelo. é a cidadezinha mais perto de afife.
as fachadas do centro säo encantadoras.

#5: o porto. a cidade inteira é patrimônio histórico da unesco. sentiu o coraçäo arquitetônico da menina escorrendo pelos olhos?!
#6: rio douro. foram 4 dias flanando pela cidade. o ritmo foi desacelerado já que o porto näo é só pra ver.
é pra experimentar cada pedacinho.

#7: rio douro: falando em experimentar... nunca comi e bebi täo bem nessa minha vida. (e gastando täo pouco!)

#8: foz do douro: onde o rio encontra o mar.

#9: degustaçäo de vinhos do porto. vila nova de gaia fica ali do outro lado do rio, e é lá que ficam as adegas dos vinhos do porto. essa é a croft.

... e tem mais lá no google.

13 comentários:

  1. É Portugal é lindo e eu adoro o Gerês também, belos passeios se fazem :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pena que tivemos täo pouco tempo. mas quero voltar pra fazer mais trilhas

      Excluir
  2. Ainda bem que gostaram, não só do meu país... mas também da minha cidade! :)
    Da próxima vez temos mesmo de ir tomar um copo juntos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos sim, sofia!
      e eu espero que da próxima vez näo demore muito, portugal é mesmo maravilhoso.

      Excluir
  3. Eu estou doida por Portugal. Quando mais vejo, mais quero ir. Quero ver essas cidades, essas fachadas, essas praias, e principalmente, quero comer essa comida haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, vai! eu demorei tanto pra ir, mas agora quero ir mais... quero ir sempre.

      Excluir
  4. Eu também sou suspeita mas... Portugal é mesmo lindo :)

    ResponderExcluir
  5. Nesses ultimos meses Portugal tem me ''atormentado'' pra ir fazer uma visitinha.. to morrendo de vontade de poder ver essas lindezas todas, provar da comida e tudo mais. A viagem de vcs parece ter sido tão boa, não é atoa o amor todo que cresceu, né?
    Ps: morrndo de amores com a primeira foto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gateneos säo täo fofos. e esse apareceu do nada. pra posar pra foto mesmo :}

      Excluir
  6. na quase chorei ao ler este post... estiveste "na minha casa"! Afife é a 5km da minha casa, Viana é a 7. Conheço tudo como a palma da minha mão. Tenho mesmo pena não ter coincidido com uma minha ida ao norte. Adorava ter-te conhecido! Já te tinha dito. Fico à espera de outra visita ou de uma ida minha aí. um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que lugar lindo é a 'tua casa', L. tô muito encantada.
      mas, ó... em off... se eu conseguir tirar férias em outubro, vai rolar lisboa! cruza os dedos aí ;)

      Excluir
    2. Cruzadíssimos!!! yyeeeyyyy!!

      Excluir