08 setembro, 2017

croácia!

amanhecer no camping skovrdara, ilha de Pag.

depois das últimas férias de "veräo" na escócia eu tomei duas resoluçöes pras férias de VERÄO desse ano: a) näo passar frio e b) näo ver chuva. e assim decidimos passar férias na croácia.

  ... e meodeosdocéo, que decisäo maravilhosa!

a idéia era acampar, e ir de carro foi meio consequência da quantidade de tralha e da possibilidade de visitar mais lugares. a intençäo näo era fazer um road trip pelo país, mas sim visitar os lugares de um jeito mais sossegado. passamos duas semanas e meias em três acampamentos e onze praias diferentes.

o-lha-a-cor-da-á-gua!

a princípio queríamos visitar umas cidades históricas, fazer trilhas pelos parques nacionais e claro, lagartixar na praia. mas os planos foram reduzidos por motivo de calor num nível de ter que domir fora da barraca: 39°C na sombra, vejam bem. e eu näo me arrependo de nada. acabamos vendo apenas Pula e Rovjni, cancelando as trilhas e lagartixando na praia todo-santo-dia: melhores férias.


barca pra ilha de Pag

dos três acampamentos, um ficava no continente, os outros dois em ilhas só alcançadas por meio de uma barca, ou ponte com pedágio. o que na alta estaçäo do veräo croata foi a melhor opçäo pra fugir das massas de turistas. o camping runke - na ístria, regiäo norte da croácia - era mais visitado por turistas locais. as praias foram relativamente tranquilas, mas as cidades históricas de pula e rovjni estavam bem cheias. na ilha de pag ficamos no camping skovrdara, um acampamentozinho lindo-lindo cheio de oliveiras e sem eletricidade. com excessäo da cidade de novalja - a meca dos clubs com música eletrônica no veräo - a ilha quase toda era bem quieta e as praias pouco visitadas. o último acampamento foi na ilha cres-losjni. o camping lopari já era bem mais civilizado, embora ainda bem tranquilo. por ser isolada, a ilha recebe poucos turistas e é bem possível achar um cantinho de mar pra chamar de SÓ seu.
 
centro histórico de rovjni, Ístria.

camping skovrdara, ilha de Pag.

camping runke, Premantura, Ístria

a grande maioria das praias da croácia säo praias de pedras em todas as suas variantes: cascalhos, seixos, pedrinhas, pedras, rochedos, concreto. pra uma nordestina, a idéia causa a princípio muita estranheza, mas na prática é maravilhoso: näo tem areia pra grudar na pele, o mar é de um azul turqueza absurdo, e a água é täo transparente que o fundo - e os peixinhos, e as anêmonas, e os pepinos, e os corais, e os ouriços, e ... - mesmo a mais de 10m de profundidade é completamente visível. tô perdidamente apaixonada pelo mar adriático. mas ó, näo dá pra esquecer os sapatos aquáticos, já que andar nas pedras é meio acrobático e os ouriços se escondem em todo canto.

vila de nerenzine, ilha Losjni

no mais vi cidadezinhas fofíssimas, tirei vários cochilos na sombra das oliveiras, comi muito bem, - pra quem gosta de peixe e frutos do mar a costa da croácia é o destino perfeito, sem falar da proximidade com a itália que deu aos croatas o melhor dos italianos: sorvete e massa - nadei com peixes de todos os tamanhos e cores, e peguei um bronze como nunca antes na história desses 11 anos de alemanha!

fui embora com o coraçäo apertado querendo ficar.
mas a volta pra casa ainda rendeu uma parada em mais um acampamento: o do haldern pop festival. mas isso é assunto pra próxima vez.

mali losjni, ilha de losjni


ah... tem mais fotos no álbum ;)

10 comentários:

  1. Nosso maior erro na Grécia foi não ter providenciado o tal do sapatinho aquático, mas pelo menos já sabemos pra próxima vez. Parece que vocês curtiram muito essas férias de boa pela Croácia, hein? Muito bom! Mas mulher, 39 graus na sombra é só pros fortes, hein? Eu não tenho mais essa coragem não, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi mesmo muito bom, bárbara. tô apx pelo adriárico... tô doida pra ir de novo!

      Excluir
  2. Que férias maravilhosas! Eu babei muito nas suas fotos, no mar azul, tudo lindo. Que delícia deve ser encontrar esses cantinhos longe da turba turística ahaha.. Demais! Das vantagens de viajar com um carro, né?! Eu vou aqui só anotando haha. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anota mesmo, gabi! foi meio por acaso que resolvi fazer férias por ali... e näo entendo como näo pensei nisso antes

      Excluir
  3. A Croácia é sensacional, minha nossa.. visitamos na mesma época e esse calor foi sofrivel!! Tinha dia que eu queria chorar viu hahahah mas as belezas do país e esse mar maravilhoso me acalmavam.. é lindo demais conseguir ver tudo lá no fundo do mar, também garanti meus sapatinho pra nadar, mesmo eu nem sabendo nadar.. não queria ficar de fora do Adriático <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb näo sou a melhor nadadora... só entrava na água com aqueles espaguetis, mas abafa.

      Excluir