22 março, 2018

receita vegetariana: pasta ao molho de beterraba e raiz forte


daí que faz um tempo (muito tempo) que eu falei daquela história de semi-vegetarianismo. mas eu acabei nunca vindo aqui botar umas receitas pra contar, né?! até hoje. porque hoje além de ter receita vegetariana, tem também a superaçäo de um trauma de infância: beterraba.

eu cresci anêmica e naquele tempo minha mäe acreditava que beterraba era a criptonita pra minha anemia. resultado: ela tacava beterraba em TUDO. consequência: passei décadas sem comer beterraba.

até uma dia desse quando - por educaçäo - provei uma salada na casa de amigos e... opa! tava bom. aí depois noutro dia caiu nas minhas mäos uma receita de massa com molho de beterraba e... meodeos! aí acabou-se o trauma e eu venho aqui ensinar a receita que eu adaptei:

pasta ao molho de beterraba e raiz forte (pra uma porçäo)

cozinhei 150gr de massa (gosto de usar linguine ou tagliatelle). em uma outra panela juntei 150gr de beterraba cozida ralada, uma colher de sopa de pasta branca de raiz forte (meerretisch), 50gr de creme de leite (creme fraiche), meia colher de chá de mostarda dijon, sal e pimenta. misturei e mexi bem até ferver. tirei do fogo e processei tudo com a varinha mágica. escorri a massa e lambuzei com uma colher de chá de manteiga e um pouquinho de mel (menos que meia colher de chá). misturei com o molho e servi.


moral da história: vale a pena provar de novo!

4 comentários:

  1. Olhando assim parece que ficou bom. hahaha.
    Também nunca gostei muito de beterraba, apesar de comer sem medos quando tá ali encaixado na salada.

    Boa noite,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu aprendi que também gosto dela assim... misturada com outras coisas. e como a raiz forte tem um gosto bem acentuado, acaba amenizando o gosto forte da beterraba.

      Excluir
  2. Eu tenho um certo bloqueio com beterraba, mas confesso que essa receita aguçou bastante a minha curiosidade! Quem sabe crio coragem para reproduzir ela aqui em casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana, cria coragem que o paladar agradece por descobrir novos gostos. nessa receita a raiz forte tem o gosto mais acentuado, o que faz com que o gosto da beterraba näo seja mais täo forte. acho que é uma boa receita pra beterrabianos principiantes ;)

      Excluir