04 junho, 2018

é lisboa, mas devia ser lismaravilhosa

(pra ler ouvindo: Deolinda - Ai Rapaz)

sou doida por portugal, mas isso näo é novidade porque eu já declarei meu amor ao país aqui e aqui.
minha última visita, dessa vez à capital, só me deixou ainda mais encantada. lisboa é maravilhosa: no meio do zumzumzum de uma cidade grande, se abre em cantinhos aconchegantes e vistas de encher os olhos.
passei boa parte do tempo em mesas de tasca, desacelerei nas andanças e deixei de fora as atraçöes mais disputadas (na maioria delas é cobrado um ingresso e as filas säo infinitas)... degustei a cidade aos pouquinhos. e por isso ao invés de um roteiro, deixo algumas impressöes:

#1: Miradouro da Glória e a vista sobre os telhados da cidade até o tejo


#2: Mouraria. bairro tradicional cheio de ruelinhas e largos aconchegantes. na foto, o largo severa, onde eu achei que tava ouvindo marchinha de carnaval recifence e descobri que eram na verdade marchinhas populares de lisboa. fiquei louca!

#3: uma das muitas escadarias que levam ao bairro alto. é pra se perder mesmo.

#4: village underground. complexo gastronômico empilhado em containers e revestido de street art. mais cool impossível! (o graffiti com cara de xilogravura é do conterrâneo Derlon Almeida. a dica foi da @ella_pages)

#5: lx factory. um antigo complexo industrial reformado pra abrigar gastronomia, escritórios e ateliês. o conceito é despojado e eu que adoro espaços assim tô doida pra voltar. a dica preciosíssima (näo vai ter no seu guia de viagem) foi da L.


#6: fado. se "pra fazer um saba com beleza, é preciso um bocado de tristeza", pra fazer um fado um bocado näo basta. meodeos que eu nunca ouvi nada mais profundamente triste nessa vida. e lindo. e profundamente lindo. esse aí foi por acaso. achei uma portinha aberta pelas ruas de alfama e entrei.

#7: MAAT. o museu é uma escultura e o telhado convida a passear e olhar pro tejo por um outro ângulo.


#8: pavilhäo de portugal. realizando sonhos arquitetônicos e finalmente vendo de perto o projeto do arquiteto português álvaro siza vieira. olha esse väo! olha o concreto fininho!

#9: desvirtualizando. a L., do 1632 horas,  tá no meu blogroll há anos. e eu no dela. e foi massa dar risada offline. a L. é esse sorrisäo da foto o tempo todo... ô mulher cheia de energia!

#10: cascais. e no meio do tempo feio que fez em lisboa (a semana foi mais fria que a alemanha, vejam bem) deu pra pegar uma prainha. cascais fica há um pulinho de comboio.


é isso. na verdade é muito mais que isso, mas deixo aqui um gostinho. tem um pouco mais no álbum.

11 comentários:

  1. Oh Ana, muito lindo mesmo! Obrigada pela parte que me toca :P juro que para a próxima falo mais devagar ihihihi volta sempre! Temos muitos mais brunchs para ir provar! E volta no verão, nos santos populares, no outono, quanto tu quiseres! Damos uma corrida em Belém! :D um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei a parte que te tocou ;) ... vou voltar muito. mesmo.

      Excluir
  2. Que legal, Ana! Minha passagem por Lisboa acabou sendo muito rápida por causa de uma treta que tive no voo :( Mas to doida pra voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bosta, katarina. mas volta. lisboa é encantadora... e portugal todo também vale muito a pena.

      Excluir
  3. Lisboa é mesmo maravilhosa! Nunca, nunca me esquecerei do sorriso que abri ao desembarcar naquele aeroporto... me senti tão em casa, mas tão em casa. Foi amor à primeira vista! E mesmo não indo em lugares turísticos, dá pra conhecer e ver tanta coisa bonita, miradouros, ruelas... já fui duas vezes e tenho certeza que ainda voltarei nessa vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. portugal foi mesmo amor a primeira vista. e cada canto que eu vejo, eu amo mais. tô doida pra fazer um road trip pelo país todo.

      Excluir
  4. Nesse último ano Lisboa tem pipocado de todas as formas na minha frente que fica difícil não querer ir lá conferir tb. Acredito que não vá demorar muito haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lisboa é maravilhosa. e por mais que expatriado seja cidadäo do mundo, näo tem como näo se sentir em casa estando em portugal

      Excluir
  5. Que delícia de viagem, de fotos! Eu fiz uma passagem relâmpago por Lisboa e só fiquei mais ouriçada para visitar, e agora vendo essas fotos, esses telhadinhos, esse Tejo lindo, aiii que vontade <3 Foi delícia acompanhar-te no instagram nessa viagem!

    ResponderExcluir
  6. Opaaaaaaaa... claro que as fotos estao brutais e parece que foi uma viagem brutal mas adorei o facto de teres conhecido a L.! É tao fixe conhecer a familia blogger fora dos ecrans! Mesmo muito bom!


    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

    ResponderExcluir