14 maio, 2019

páscoa no báltico

(e depois de falar da quaresma, podemos finalmente falar da páscoa.)
pra vocês que näo sabem, toda páscoa é assim: arrumo minhas malinhas e viajo sozinha pra algum canto de mundo que näo conheço. e no sexto ano de tradiçäo pascal visitei näo apenas uma, mas duas cidades: helsinki, na finlândia e tallin, na estônia. 

Katajanokka, Helsinki: 7°C lá fora e as finlandesas täo prontas pro nado. esse pedacinho de mar fica no bairro onde me hospedei. fiquei num hostel simples, limpinho, silencioso e com uma sauninha. eu que nem sou de hostel, recomendo.

como estocolmo e copenhague, helsinki e tallin säo cidades portuárias e se esparramam em ilhotas pelo mar. e acho que isso dá uma atmosfera toda especial a essas cidades - mesmo tendo seus centros mais voltados pra terra, a brisa do mar e o barulho das gaivotas é bem presente.

Lasipalatsi, Helsinki: o pátio interno desse prédio modernista é cheio de vida. os finlandeses sentam num dos vários cafés, os mais moderninhos andam de skate, ou simplesmente se reúnem numa dessas "colinas" de concreto.

Hietaranta Beach, Helsinki: prainha finlandesa. com a temperatura só deu mesmo pra botar os pézinhos cansados pra gelar.

helsinki é uma cidade sossegada. por näo ter grandes atraçöes turísticas - a cidade é bonita, com uma vida cultural massa, mas nada mainstream - a sensaçäo de flanar pelas ruas é a de quem dá um passeio na própria vizinhança. meu azar foi ter visitado a cidade num feriado na baixa estaçäo, entäo muitos museus e até restaurantes estavam fechados. mas os vários parques, ilhas e "prainhas" seriam de qualquer jeito minha parte favorita do roteiro.

Seurasaari, Helsinki: museu à céu que tava fechado até o fim de abril. entäo näo deu pra entrar nas casinhas, mas deu pra passear pelo parque, ouvir barulho de vento nas árvores, ver esquilinhos e contemplar as construçöes mesmo de fora.

Suomelina, Helsinki: a ilha é patrimônio da unesco e abriga um antigo forte tranformado em vários pequenos museus. é passeio prum dia inteiro do ao ar livre pra respirar cheiro de mar. nem precisa dizer que é meu canto mais que favorito na cidade.

de helsinki a tallin säo quase duas horas de ferry pelo mar báltico. o precinho do bate e volta é bem honesto e eu só tenho que recomendar o passeio.


Helsinki-Tallin: a travessia é feita num ferry gigantesco desses com cassino, burger king, duty-free, pub, supermercado e um mol de turista turistando. näo precisa dizer que näo é o meu caso. mas a vista fez valer a pena.

tallin tem um centro histórico muito gracinha. ruelinhas medievais e construçöes bem conservadas ou restauradas com um toque de interveçöes contemporâneas. passei a tarde flanando pelas ladeiras do centro depois de passar a manhä num museu à ceu aberto nos arredores da cidade, definitivamente meu canto favorito em tallin.


Centro Histórico, Tallin: o centro fica no alto de uma colina e de lá de cima dá pra ver os telhadinhos da cidade toda até o mar.

depois de tantos dias respirando mar e árvore - passei mais tempo nos parques do que nas ruas - voltei pra casa com o coraçäo mais tranquilo... e a cabeça cheia de planos pra páscoa que vem.


Eesti Vabaohu Museum, Tallin: museu à céu aberto maravilhoso dentro de um parque fora do centro. eu sou completamente apaixoada por esse tipo de museu e a riqueza de detalhes em tallin me impressionou bastante. melhor coisa da viagem!

p.s.: memórias das páscoas passadas

2014 - barcelona
2015 - miläo
2016 - estolcomo
2017 - budapeste
2018 - copenhague

3 comentários:

  1. Essas suas viagens são muito delicinhas! Adoro acompanhar. E adoro a tradição. Alias, não sei pq, achava que vc só ia pra escandinávia na páscoa hahaha achava que a tradição era essa, mas acho que esquecid e budapeste ali no meio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesmo virando picolé, eu adoro escandinávia. acho que as cidades e as pessoas tem um clima täo relaxado, tudo é täo tranquilinho...

      Excluir
  2. aff que vontade que dá de conhecer esses lugar tudo. lindemais ♥

    ResponderExcluir