16 junho, 2018

1+3 | uma regra: cada um no seu quadrado



e dentro do seu quadrado, amiguinho, você pode dançar do jeito que você quiser. botar a mäo no joelho, dar uma agachadinha; beber, cair, levantar; pode até dançar a dança do maxixe. no SEU quadrado. sem ultrapassar os limites do quadrado de ninguém.

e essa idéia tosca, lá dos primórdios da internet -  do tempo em que eu ainda lia o kibe loco  - é, pra mim, a regra base da base da base do convívio humano.

respeito é bom e todo mundo gosta.
respeitar o outro é respeitar os limites do outro.
e ficar no seu quadrado é exercer ampla e intensamente a sua própria liberdade, mas com a consciência de que a sua liberdade termina, onde a do outro começa.

em tempos como esse: tempos de trolls, de haters, de coxinhas e petralhas, 'cada um no seu quadrado' me parece uma regra de ouro.



p.s.: o desafio 1+3 foi criado pela Carolina como um exercício de auto-reflexäo. eu, que näo conhecia a Carolina, conheci o desafio no blog da Vera. você, que também näo conhecia, também pode participar. os temas aparecem aos pouquinhos e a ordem ou a frequência com que säo postados säo decidas por você. pra participar, me deixa um aviso nos comentários... vou achar massa ler as reflexöes de vocês!

4 comentários:

  1. Em Portugal dizemos “cada macaco no seu galho” :) E sim, é uma regra de ouro, mas ainda há quem veja a internet como uma “no man’s land” onde tudo vale...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ditado tradicional é esse mesmo, joana. mas depois da gracinha do kibe louco eu adotei o 'quadrado' ;)

      Excluir
  2. Ana Luíza, disse tudo. As pessoas acham que se a gente não concorda com algo, a gente não respeita. E ás vezes respeitar tem a ver com manter a opinião para si e deixar o outro lá na dele(a), mesmo que a gente não veja as coisas da mesma maneira.

    Nem tudo precisa de análise ou opinião, algo que as redes sociais poderiam fazer uso, pelo menos no face, que o negócio virou circo por lá. Rsrsrs!

    beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz tempo que não isso o face. exatamente pra evitar aborrecimento. me parece que por trás de um monitor as pessoas tem esquecido de coisas simples. uma pena.

      Excluir